XCape e Soraya vencem 24.ª edição da Atlantis Cup

0
8

Chegou no domingo ao fim a edição de 2012 da Atlantis Cup – Regata da Autonomia, que ligou as ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Faial ao longo de cerca de 273 milhas náuticas. 

Com nove veleiros inscritos, esta edição da Atlantis Cup ficou marcada por pouco vento, o que dificultou a vida aos velejadores. Apesar disso, a prova foi competitiva até ao final, já que na largada para a última etapa, que ligou a Terceira ao Faial, estava tudo em aberto no que diz respeito às classificações. A vitória acabou por sorrir ao Xcape, de Luís Quintino, na classe ORC, que repete assim a vitória de 2011, enquanto que na classe Cruzeiro foi o Soraya, de Frederico Rodrigues, a sagrar-se vencedor.

No que diz respeito à classe ORC, depois do XCape e do Ave Maria terem vencido, respectivamente, as etapas entre São Miguel/Santa Maria e Santa Maria/Terceira, a última etapa foi ganha pelo veleiro Matrix II, do skipper António Duarte. 

Nas contas da classificação geral, e feitas todas as correcções de tempos, o XCape classificou-se em primeiro, seguido do Matrix II e do Ave Maria, de Jorge Silva. Em quarto classificou-se o Rift, do skipper Carlos Moniz, seguido do Mariazinha, de Manuel Gabriel Nunes.

Na classe Cruzeiro, a luta fez-se entre o Ilha da Ventura, vencedor em 2011, e o Soraya. A desistência do Ilha da Ventura, de Carlos Garcia, por falta de vento, ditou que o vencedor fosse o Soraya. Em terceiro e quarto lugar ficaram Bonito, de José Ferreiras, e Quinas, de Marco Peixoto, sendo que estes veleiros apenas cumpriram a última etapa da prova. MP 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO