XVIII Encontros Filosóficos: Secundária Manuel de Arriaga reflecte sobre Educação através das Artes

0
41

A caminhar para a sua 18.ª edição, os Encontros Filosóficos são uma das principais referências das actividades da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA). Este ano, o tema é “Educar pelas Artes”, e serão debatidas questões ligadas à educação como a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. A apresentação do programa dos XVIII Encontros Filosóficos decorreu na manhã de ontem, no auditório da ESMA.

Eugénio Leal, presidente do Conselho Executivo da ESMA, congratulou-se com mais esta edição dos Encontros, salientando o facto de, este ano, a iniciativa contar com mais parceiros do que o habitual. Até então, a autarquia faialense era a única parceira da escola, no entanto em 2011 a ela juntam-se a Câmara do Comércio e Indústria da Horta, A Associação de Agricultores da Ilha do Faial, o jornal cultural Fazendo e o Teatro de Giz, assim como os Parques Naturais dos Açores e a Associação de Estudantes da ESMA. Com um orçamento de cerca de 6500 euros, os Encontros Filosóficos não poderiam ter a dimensão que têm este ano sem estas colaborações, como realçou Eugénio.

Maria do Céu Brito, principal responsável pela Comissão Organizadora dos Encontro Filosóficos, salientou que os objectivos de toda a reflexão em torno desta temática do evento passam por “promover contextos enriquecedores da educação através das artes”. Para Fernando Nunes, também ele docente de Filosofia, este projecto é importante acima de tudo porque permite “envolver os alunos”, nomeadamente possibilitando-lhes a participação nas oficinas criativas.

Durante os próximos Encontros Filosóficos, que decorrem entre os dias 2 e 7 de Maio próximo, serão apresentados à comunidade os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do secundário em Área de Projecto. O evento comporta ainda uma série de oficinas criativas e de mesas de discussão. No evento marcarão presença na Horta escritores, músicos e dramaturgos, assim como professores das universidades espanholas de Santiago de Compostela e Valência.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!