XXIV Encontros Filosóficos celebram “Diálogo, Participação e Comunidade do Canal”

0
39
blank

blank

A Escola Secundária Manuel de Arriaga realizou, pela vigésima quarta vez consecutiva, os Encontros Filosóficos, em parceria com Assembleia Legislativa Regional dos Açores – ALRAA; Governo Regional dos Açores- Direção Regional dos Açores, Conselho Nacional de Educação, Universidade Aberta, CLA- Centro Local da Universidade Aberta; Universidade dos Açores- IMAR, Escolas Básicas e Secundárias de Madalena do Pico, Lajes do Pico, S. Roque do Pico, Escola Básica e Secundária de Velas e as Câmaras Municipais de Horta, Madalena, Lajes e S. Roque do Pico.
Os objetivos definidos no final deste evento passaram por “contribuir para a construção de um novo pensamento, a reconstrução do olhar sobre realidades novas, nomeadamente o problema dos currículos e da construção do conhecimento, com o Doutor David Justino, Presidente do Conselho Nacional de Educação e o Doutor Carlos Fiolhais. Refletir sobre os desafios que se colocam à Educação em Portugal, no século XXI, com o Doutor Manuel Miguéns, Secretário Geral do Conselho Nacional de Educação. O Doutor Eduardo Marçal Grilo apresentou a comunicação “Educar para a Humanidade e uma Cidadania Global””, frisou Maria do Céu Brito.
O problema da Diferenciação de Trajetos Educativos foi abordado pela Doutora Maria Paula Paixão, da Universidade de Coimbra. Os novíssimos “Desafios das Neurociências e o Contributo do Estudo do Cérebro para a Compreensão dos Processos de Aprendizagem”, foram abordados pela Doutora Joana Rato, da Universidade Católica. O Dr. Álvaro Laborinho Lúcio falou de Educação em Tempo de Incerteza. Oreitor da Universidade Aberta, Doutor Paulo Dias, refletiu sobre os “Desafios para uma Cidadania do Conhecimento na Sociedade Digital”. A Doutora Paula Carqueja, da Associação Portuguesa de Professores, e o Doutor Eusébio Machado dialogaram com os alunos sobre os processos de aprendizagem e os desafios que se colocam à Escola na contemporaneidade. As conferências e os vários workshops decorreram em simultâneo nas três ilhas, nomeadamente a oficina “Educação, Vídeo e Tecnologias Digitais”, pelo Doutor António Moreira, da Universidade Aberta, “Animação 3D”, pelo Doutor Paulo Neves, Educação Holísitica e Autoregulação”, pela Drª Maria de Fátima Goulão. Algumas destas oficinas foram dirigidas também a alunos. No mês de maio realizar-se-ão vários workshops: um de um fotografia subaquática, que decorrerá na ilha do Faial e no Pico; o workshop “Educar para as Ciências do Mar”, orientado pelo Doutor Hélder Silva, Doutora Ana Martins e Doutor João Gonçalves. e uma oficina holística, destinada a professores.
As conferências foram todas abertas à comunidade. De registar ainda o momento de partilha de experiências e apresentação de projetos pelas escolas parceiras, no âmbito do ProSucesso e a apresentação do Projeto “Novas Rotas”, pela Doutora Conceição Medeiros.
Alguns dos problemas colocados pelos XXIVs Encontros Filosóficos abriram espaços de reflexão e trabalho comum entre as escolas parceiras e as equipas de trabalho das cinco escolas envolvidas no projeto.
Deste Encontro ressalta ainda a dimensão humana de pessoas que comunicaram ideias, partilharam saberes e criaram espaços de pensamento, de criatividade, de liberdade, de diálogo entre as Ciências, a Literatura, as Artes Plásticas e a Música. 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!