XXVI Rali Ilha Azul “Além Mar” vai para a estrada este fim de semana

0
7

É já este fim de semana, 17 e 18 de abril, que o XXVI Rali Ilha Azul “Além Mar” se faz à estrada, numa prova pontuável para o Campeonato de Ralis dos Açores bem como para o Troféu de Ralis do Canal.

Ontem, na sede do Clube Automóvel do Faial (CAF), foi apresentado o 26.º Rali Ilha Azul “Além Mar” que trará consigo novidades, nomeadamente a passagem da super-especial, habitualmente realizada na Praia do Almoxarife, para a cidade da Horta.

Na conferência de imprensa Bento Leonardo, presidente da direção do CAF, afirmou estar “extremamente satisfeito” com o número de inscritos neste Rali. São 31 as equipas que trarão para os troços as suas máquinas, sendo doze de São Miguel, três da Terceira, duas do Pico e catorze do Faial.

Bento Leonardo lembrou ainda a importância deste tipo de eventos, que se refletem num “retorno económico para a ilha”, apelando a todos os empresários locais para apoiarem mais o CAF, visto este ano terem sofrido alguns cortes nos apoios financeiros, nomeadamente da Fábrica de Tabaco Estrela e dos apoios do comércio local serem poucos.

No que concerne a apoios o CAF não deixou de realçar a importância da Câmara Municipal da Horta (CMH) na aquisição do sistema Hans, obrigatório desde 1 de abril, para todos os pilotos faialenses.

Mário Jorge Silva, Diretor de Prova e da Comissão Desportiva do CAF, referiu que o CAF “partiu para a aquisição dos Hans sem saber que a CMH assumiria a 100% o custo deste equipamento e nesse sentido, o CAF parabeniza e agradece à CMH pela iniciativa”.

O diretor de prova realçou “o empenho e sacrifício” de todos os envolvidos na realização deste rali, agradecendo também a todos os pilotos, principalmente às equipas faialenses, “pois são eles que alimentam a chama que nós temos” disse.

Durante a conferência de imprensa, Mário Jorge Silva, revelou que “este ano a principal atração será a super-especial na cidade”. Outra das alterações é a apresentação das equipas, que era tradicionalmente feita na quinta-feira, passar agora a ser realizada na sexta-feira antes da super-especial.

Destaque ainda para o carro Ford Fiesta R5 pilotado por Ricardo Moura quevem pela primeira vez ao Faial e promete levar o público ao delírio com a sua extraordinária performance. Para os amantes de Ralis a expetativa é alta, pois Ricardo Moura, detentor de alguns feitos importantes na sua carreira, onde se destacam sete títulos de Campeão dos Açores e ainda vários títulos de Campeão de Portugal de Ralis (Produção em 2010, 2011 e 2012; Absoluto em 2011, 2012 e 2013),já nos habituou a esperar o melhor.

Mário Jorge Silva lamentou ainda que alguns pilotos do Faial não possam estar presentes neste Rali por avarias mecânicas que não se superaram a tempo.

O Diretor de Prova considera que “estão reunidas todas as condições para uma excelente prova” neste que considera o “figurino ideal” para a prova de rali com o circuito “mais fluido e competitivo” dos Açores.

O XXVI Rali Ilha Azul “Além Mar” é organizado pelo CAF e conta com o patrocínio do Governo Regional, da Assembleia Legislativa dos Açores, da Câmara Municipal da Horta e da Fábrica de Tabaco Estrela, bem como de várias empresas locais.

Estes dois dias de Rali iniciam-se na sexta-feira, pelas 19h00, com a apresentação das equipas concorrentes no Largo do Infante. Segue-se, às 20h30, a super-especial citadina, o já habitual espectáculo a que nos acostumamos ao longo dos últimos anos, na praia do Almoxarife, num percurso de 1200 metros desta feita na cidade da Horta.

No sábado o Rali realiza-se nos oitos troços já bem conhecidos dos amantes deste desporto motorizado: Caldeira/Chão Frio, Jaime de Melo/Ribeira do Cabo, Cabeço Verde/Fajã e Vulcão dos Capelinhos/Varadouro, com duas passagens em cada troço.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!