103 anos da AHBVF com programa comemorativo – Quartel aberto à comunidade dia 9 de maio

0
8

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF) preparou um programa para celebrar a passagem do seu 103º aniversário, assinalado a 16 de maio, dia também escolhido como Dia Municipal do Bombeiro, este a ser realizado pela 14º vez. Pelo meio os residentes podem visitar as instalações da associação.

Nos dias que antecedem do aniversário vão ser diversas as atividades do corpo de bombeiros locais, começando na sexta-feira, 8 de maio, com o simulacro de teste ao Plano de Emergência e Evacuação da Câmara Municipal da Horta. No sábado de manhã, 9 de maio, o Quartel estará de portas abertas aos faialenses para visita entre as 9h00 e as 11h00, havendo ainda atividades programadas com utentes de APADIF.

Dia 14, às 16h00, é a vez o Parque de Combustíveis Líquidos da Horta ter o seu simulacro do Plano de Emergência Interno.

Já a 16 de maio, o dia de aniversário da AHBVF, os eventos agendados iniciam-se com o hastear das bandeiras às 8h00. Uma hora e quarente e cinco mais tarde decorrerá a romagem ao Cemitério do Carmo – Panteão dos Bombeiros, com direito a homenagem ao bombeiro falecido. Às 10h45, em desfile apeado, os Bombeiros descem do Cemitério Até aos Paços do Concelho, onde pelas 11h30 se dará a sessão solene do 14º Dia Municipal do Bombeiro, com nova homenagem e assinatura de um protocolo.

A meio da tarde, cerca das 15h30, terá inicio o Desfile de Bombeiros motorizado que irá percorrer algumas das artérias da cidade da Horta.

Na igreja Matriz da Horta será celebrada uma missa de ação de graças em memória dos fundadores, bombeiros, sócios e beneméritos já falecidos, às 18h00.

Mais tarde, pelas 20h00, na sede da associação serão recebidas as autoridades e convidados com apresentação de formatura e revista, seguindo-se a imposição de divisas, as distinções honoríficas e o arrear das bandeiras na sessão solene que termina as comemorações do 103º aniversário.

O Grupo Coral da Horta vai atuar após o jantar de celebração, no restaurante Barão Palace.

Ainda no âmbito destas comemorações foi assinalado o Dia Internacional do Bombeiro, 4 de maio, com as sirenes a soarem por 30 segundos às 12h00 de 3 de maio, seguidas de um minuto de silêncio em homenagem aos antigos bombeiros já falecidos. Na segunda feira foram levadas a cabo ações de sensibilização numa unidade hoteleira da ilha. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO