151.º aniversário da Sociedade Amor da Pátria

0
31

A Sociedade Amor da Pátria comemorou domingo, dia 28 de Novembro o seu 151.º aniversário.

Como é tradição, para assinalar a data realizou-se um baile de gala na noite de sábado com direito a velas e tudo. O baile foi abrilhantado por Filipe Fonseca e a sua banda.

blank

Na ocasião foram ainda apresentados os novos debutantes.

A origem da Sociedade Amor da Pátria, está relacionada com a preparação da fundação de uma loja maçónica designada Amor da Pátria numa reunião realizada a 28 de Novembro de 1859.

blank

Só a 20 de Junho de 1860 é que se instalou formalmente a loja Amor da Pátria, sobre os auspícios do Grande Oriente de Portugal. Fundada a associação profana e a Loja por um conjunto de personalidades pertencentes na sua maioria instruída e ligada a quadros da administração publica serviu como primeira sede provisória a Casa dos Nóbregas na actual Travessa do Amor da Pátria e posteriormente no edifício histórico que fora residência do morgado José Francisco Terra Brum, localizado numa parcela a norte do actual edifício, situado na Rua Dom Pedro IV.

A 13 de Agosto de 1930 um violento incêndio destruiu um 2.º andar da casa. No mesmo ano foi decidido em Assembleia-geral convidar um reputado arquitecto nacional para projectar um novo edifício. Tendo a escolha recaído no arquitecto Manuel Norte Júnior.

O novo edifício da Sociedade Amor da Pátria foi inaugurado a 30 de Junho de 1934.

Foram diversas as recepções e os actos institucionais que ali já tiveram lugar entre eles destaque para as visitas dos Presidentes da República Carmona, Craveiro Lopes, Américo Tomas, Ramalho Eanes e Jorge Sampaio.

Foi também no edifício da Sociedade Amor da Pátria que funcionou a Assembleia Regional dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!