25 de Abril: Évora evoca Zeca Afonso e celebra com Diabo na Cruz e PAUS

0
28
DR

Exposições sobre Zeca Afonso e a resistência antifascista, espetáculos com os grupos Diabo na Cruz e PAUS e um concerto integrado na iniciativa “Vozes de Abril” animam as comemorações do 25 de Abril em Évora.

Os Diabo na Cruz, a banda de Jorge Cruz, atua na Praça do Giraldo na quarta-feira à noite, véspera do 45.º aniversário da Revolução dos Cravos, servindo o concerto como “pontapé de saída” para “a digressão de apresentação do álbum ‘Lebre’, editado no final de 2018”, destacou hoje a Câmara de Évora.

O grupo, formado em 2008, constitui “uma referência na junção de sonoridades tradicionais portuguesas com o rock atual”, frisou o município.

A mesma noite, de acordo com a autarquia, fica ainda marcada pelo fogo-de-artifício, às 24:00, seguindo-se a atuação dos também portugueses PAUS, no Páteo do Salema, num espetáculo coorganizado em parceria com a SOIR – Joaquim António de Aguiar.

A sessão comemorativa do 45.º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974, promovida peça Assembleia Municipal de Évora, está marcada para quinta-feira de manhã, na Praça do Sertório, onde está situado o edifício da câmara, após a qual se segue um concerto da 4.ª edição das “Vozes de Abril”.

As “Vozes de Abril” integram 13 grupos corais e instrumentais e uma banda filarmónica do concelho de Évora que, a partir desta terça-feira e até 01 de maio, dão miniconcertos surpresa em vários espaços da cidade.

O evento é uma organização conjunta entre a câmara e as Uniões das Freguesias de Évora, da Malagueira e Horta das Figueiras e do Bacelo e Senhora da Saúde.

“Vozes de Abril: Miniconcertos Perto de Si” assenta em atuações que não são anunciadas e que têm uma duração máxima de 10 minutos, em espaços onde normalmente não há música ao vivo, como locais de trabalho e lugares de passagem.

No âmbito da programação das comemorações do 25 de Abril, o município promove também, na quinta-feira, atividades desportivas e de lazer abertas a toda a população e, às 18:00, um concerto da formação Lady Smith Black Mambazo, na Igreja S. João Evangelista (Loios).

“Vejam Bem”, uma exposição urbana com temática alusiva a José Afonso, é inaugurada na quarta-feira, na Praça do Sertório, onde vai ficar patente até 3 de maio.

A mostra é constituída por projetos criativos alusivos a José Afonso, da autoria de alunos dos agrupamentos escolares de Évora, que “retrataram, através da sua arte, a poesia deste grande poeta e cidadão”, resumiu a autarquia.

Nos Paços do Concelho, está também patente, até sexta-feira, a exposição “preservar a memória – União de Resistentes Antifascistas Portugueses”.

O programa comemorativo integra ainda outras iniciativas culturais, sociais e desportivas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO