“A Descoberta Europeia” no Teatro Faialense

0
9

Subiu pela segunda vez ao palco, no passado dia 8, a peça de teatro do Clube Europeu da Escola Profissional da Horta (EPH) intitulada “A Descoberta Europeia” escrita por Sónia Domingos e encenada por Paula Saraiva, ambas formadoras desta escola.

O objetivo central desta peça é a promoção da cidadania Europeia e pretende que o público tenha noção da formação da União Europeia (UE), dos países que a formam e da sua localização geográfica.

 Nesta representação participam 32 jovens formandos da EPH mas, Marla Silva, responsável pelo Clube Europeu, salienta que “estão por detrás outros formandos cuja colaboração foi importante na conceção do material da peça”.

Toda a representação é narrada por uma personagem principal, neste caso, Bárbara Garcia que personifica a União Europeia. Em simultâneo são projetadas imagens de momentos marcantes na história da EU, dando a conhecer ao público os principais tratados e fases da formação da União Europeia.

Esta peça subiu ao palco pela primeira vez no passado mês de abril no âmbito do concurso “Mais Europa Mais TU” promovido pela UE, no qual a Escola Profissional da Horta foi uma das vencedoras. Uma parte da peça agora apresentada foi alterada, pois a primeira encenação apelava ao voto das eleições europeias e agora surge com mais informação acerca de todos os países que integram a União.

 

O Clube Europeu da EPH surgiu este ano letivo, e além da concretização desta peça, uma equipa do Clube Europeu composta pelos formandos Mário Moreira, Mariana Amaral e Délcio Torres e a formadora Sónia Domingos, participou num concurso de multimédia promovido pelo Governo Regional onde recebeu uma menção honrosa pela realização de um vídeo com 3 minutos, cujo tema foi, novamente, as eleições europeias.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO