Espólio Tecnológico das Companhias de Cabos Submarinos da Horta considerado de interesse público

0
7

  O Espólio Tecnológico das Companhias de Cabos Submarinos da Horta foi considerado de interesse público pelo Governo Regional dos Açores. 

O Espólio composto por 740 peças, que se encontra no Museu da Horta, desempenha um papel de grande importância na construção da memória local e regional e ainda na história das telecomunicações portuguesas.

Este Espólio foi considerado de interesse cultural significativo para a história dos Açores uma vez que representa não só o papel da Ilha do Faial, como dos Açores, no panorama histórico das telecomunicações nos séculos XIX e XX e como região estratégica para o desenvolvimento das comunicações nacionais e mundiais, pode ler-se na resolução publicada em jornal oficial. 

O valor histórico e patrimonial presente neste Espólio Tecnológico, no ponto de vista das questões politica, económicas, sociais e culturais é de grande importância para a história contemporânea portuguesa onde se destaca o papel geoestratégico da Ilha do Faial, promovendo sobretudo a dimensão atlântica açoriana. Este espólio abrange um alto valor patrimonial, histórico e pedagógico devido ao bom estado de conservação dos objectos catalogados que reforça assim o potencial expositivo e educacional deste conjunto de peças.

Fazem parte deste Espólio peças de grande interesse educativo e tecnológico, permitindo refazer os percursos da tecnologia de comunicações de longa duração “reflectindo claramente a complexidade tecnológica dos sistemas de comunicação do período a que se referem, mencionando fabricantes, proveniências e adaptações tecnológicas, sendo desta forma uma preciosa fonte histórica para a historia geral das companhias de cabos submarinos instalados na Horta”, de acordo com o Jornal Oficial 14 de julho de 2014. 

Neste conjunto de peças destacam-se objectos que são testemunho da herança social e cultural deste património deixado pelas companhias de cabos submarinos instalados na Horta: a Deutsch-Atlantische Telegraphengseelchaft, companhia alemã, a americana Comercial Cable que operaram desde 1900, mais tarde em 1924 junta-se a Western Union Telegraph Company e a partir de 1934 a britânica Cable & Wireless originária da Eastern Telegraph Company no qual a Europe & Azores Telegraph Company operou como subsidiária nos Açores desde 1893. 

Este espólio representa o património geográfico e depósito de memórias vivas que se exprime numa cultura histórica a conservar e divulgar na comunidade Faialense.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO