Abertas candidaturas para curso de nadador-salvador

0
21

Estão abertas as inscrições para o curso de nadador-salvador que vai correr na Horta até ao dia 20 de abril. O picarotos tem até 4 de maio para se inscrever no respetivo curso a realizar na Madalena do Pico. Os cursos decorrem no Faial de 28 de abril a 27 de maio e no Pico de 11 de maio a 12 de junho.

Os cursos vão funcionar em horário pós laboral com uma componente prática e outra teórica, de segunda a sexta entre as 19h00 e as 23h00 e aos sábados de manhã.

As inscrições podem ser feitas na Capitania do Porto da Horta ou nas suas delegações marítimas do Triângulo (Velas, São Roque e Lajes do Pico). No ato de inscrição deve ser entregue um atestado médico, uma fotografia a cores, uma fotocópia do documento de identificação, o certificado de habilitações e o formulário já preenchido.

Os critérios de aceitação da frequência ao curso passam por ter, à data do início do curso, 18 anos, escolaridade obrigatória concluída e robustez física e mental consonantes com as tarefas que se propõe a realizar enquanto nadador-salvador.

No primeiro dia de cada curso os inscritos terão de prestar provas de admissão que passam por nadar 100 metro no máximo em 1min50seg; apneia em movimento com pelo menos 20seg; nadar 25 metros de costas só com batimento de pernas e recolher dois objetos do fundo de uma piscina a dois metros de profundidade.

Em comunicado da Capitania reforçou o papel do nadador-salvador, considerando ser esta ser “uma atividade de elevada nobreza e grande prestígio. Por ano, os nadadores-salvadores portugueses são responsáveis por mais de 900 vidas salvas”. Os cursos de formação para certificar estes profissionais são da responsabilidade da Capitania do Porto da Horta e do Instituto de Socorro a Náufragos, com o apoio das câmaras municipais da Horta e da Madalena.