Foi enviado, ontem, 23 de fevereiro, para publicação no Jornal Oficial da Região, bem como no Diário da República, a abertura do concurso público de “Empreitada de realização de sondagem de pesquisa e captação de água subterrânea para abastecimento do Município da Horta”.
A perfuração associada a esta empreitada destina-se à construção de um furo de captação de água situado na freguesia dos Flamengos e destinada ao consumo humano, com um preço base de 376 mil euros, acrescido do IVA, sendo a mesma comparticipada pelo Programa Operacional Açores 2020.
Caso exista sucesso na sondagem de pesquisa, serão executados os trabalhos necessários a possibilitar a exploração da captação.
Prevê-se que a perfuração não exceda os 120 metros de profundidade, admitindo-se uma variação de 30%, face às litologias atravessadas e/ou outros fatores hidrogeológicos.
A capacidade de captação de água que se pretende atingir é de 14 litros por segundo, correspondendo a um volume mensal máximo da ordem de 36.000m3.
A empreitada é constituída pela perfuração, respetivo encamisamento, coluna de suspensão, edifício da câmara de manobras, equipamento elétrico, grupo eletrobomba e delimitação do respetivo perímetro de proteção imediato.
Segundo o Vereador Eduardo Pereira, “a construção de um furo de captação na freguesia de Flamengos permitirá o abastecimento às freguesias da Praia de Almoxarife e Pedro Miguel, por meio da entrega destes caudais no reservatório e estação elevatória do Farrobo. Este furo de captação permite ainda o reforço do abastecimento a parte da freguesia dos Flamengos e à cidade da Horta por meio da entrega de caudais na caixa de São Lourenço”.
O Vereador responsável pelo pelouro acrescenta que “este é um investimento importante do Município, numa área tão sensível e relevante da ação da Câmara Municipal, contribuindo para a melhoria significativa do abastecimento de água à população.