Acontecimento de Setembro

0
47
TI

TI

Não terá sido o principal nos Açores, mas com certeza o primeiro nas Ilhas mais ao Ocidente.
Naturalmente que nos estamos a referir quiçá à primeira travessia a nado do amplo canal que une, ou separa, as Flores e o Corvo.
Mais uma vez o campeão Miguel Arrobas, assaz conhecido pelas travessias do Canal Faial/Pico, ou Pico/Faial, volta agora a dar que falar e com ele também Letícia, e Medina que estiveram em 2014 na travessia do Canal Pico/Faial.
É que novamente liderando o já celebre “Grupo Nadar Açores”, sedeado na Terceira, organiza e consegue a arrojada travessia a nado do Canal em apreço.
Do extraordinário acontecimento, ocorrido na manhã de 6 de Setembro, fiquei a saber pelo “Diário Insular”, minha visita de todos os dias que muito aprecio.
E desta feita deu-me mais um tema para escrito no “Tribuna das Ilhas”, semanário mais virado para as Ilhas do Triangulo, sem esquecer as outras, em especial as duas do ex-distrito da Horta.
De registar que Miguel Arrobas nadou os 18 Km em 4.52.48, Rodrigo Rodrigues em 6.46.41, Letícia Toste em 8.52,54 e Vitor Medina em 9.07.10.
O quinto participante Christoph Kneppeck desistiu por indisposição quando estava 4.05 na água.
Afinal esse nada meigo Canal que não escapa à corrente do Golfo, acaba por ficar na história das duas Ilhas, recheadas de acontecimentos sem conto.

 

Relações Portugal-Angola
Quiçá para começo do desanuviamento das relações luso-angolanas, após o percalço judicial, assaz conhecido, terá sido a visita do 1º Ministro à ex-Província, ou Colónia.
Só que em pontapé de saída, António Costa meteu o pé na argola, ao apresentar-se de calças de ganga na cerimónia protocolar de revista à Guarda de Honra, logo à saída do avião
Como político inteligente e perspicaz, terá compreendido o silêncio das altas personalidades angolanas, pelo que, desta feita, a emenda não foi pior que o soneto.
Se os ouvidos não lhe chiaram, não interessa, mas o que é certo é que no Acto oficial seguinte o Governante português apareceu vestindo a rigor.
Nem os jornalistas, sempre ávidos de gafes dos políticos terão ousado piar!
E estamos confiados de que voltarão à normalidade as amistosas relações dos dois Países, com a já anunciada visita a Portugal do Presidente de Angola, pois também estamos convictos que o Presidente Marcelo não perderá a ocasião para fazer valer o seu conhecido espírito de conciliador Estadista.

Graças a Deus
Durante uma etapa da Volta à Espanha (Vuelta) em bicicletas, algo de certa gravidade terá acontecido que o locutor de serviço logo exclamou:
Queira… e perdeu o pio, ou melhor, ficou engasgado trocando alhos com bugalhos.
Não levando, porém, muitos segundos para recuperar a fala, sem que nada mais viesse a suceder, graças a Deus, diremos nós.

 

A Horta e as Crianças
Parece que Bruxelas está, desta feita, muito preocupada com as horas de Verão e de Inverno!
E logo apareceram os sabichões de costume a botar sentenças, dando largas à sua sabedoria, deixando os ouvintes baralhados, já que uns são pela extinção (o nosso caso) outros, pela manutenção.
Mas, como, os Senhores da Europa dos vinte e tantos, lavam sempre as mãos, passando a batata quente aos respectivos membros.
Quanto a Portugal, seria finalmente, julgava eu, a ocasião de os políticos continentais serem alertados para o insólito caso dos Açores andarem, há já anos, uma hora adiantados aos astro-rei.
É certo que tempos houve, com justificado motivo, como foram as obras de reconstrução, consequentes do terramoto de 1980, em especial, na ilha da Terceira.
Tudo terá começado, porém, quando Mota Amaral, para mostrar que ainda mandava alguma coisa, não mexeu na hora de Verão, ao contrário do que sucedeu nas cidades e aldeias continentais.
E até hoje, tudo na mesma, com as crianças a pagarem as favas, de adultos responsáveis, na Região, a assobiar para o lado, quais pais desnaturados.
Nem sei se pensam tão pouco nas pesadas sacolas, cheias de livros, a torto e a direito que, ainda sonolentas, levam às costas ao raiar do Sol.

blankDR

O Corvo visto de Santa Cruz das Flores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!