Açores assumem posição de liderança nacional na saúde oral pública, destaca Vasco Cordeiro

0
13

O Presidente do Governo destacou hoje a posição de liderança que os Açores assumem, a nível nacional, na área da saúde oral pública, que permite que todos os centros de saúde da Região disponibilizem médicos dentistas à população.

“Os Açores são a única região do país que tem médicos dentistas em todos os centros de saúde e, se tivermos em conta a evolução dos serviços que são disponibilizados aos Açorianos nesta área, por exemplo nos últimos seis anos, os números são elucidativos do trabalho que tem sido feito”, afirmou Vasco Cordeiro, após ter recebido o Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

No final do encontro com Orlando Monteiro da Silva, que decorreu na cidade da Horta, o Presidente do Governo adiantou que, nos últimos seis anos, registou-se um aumento de cerca de 40 por cento no número de consultas desta área, que chegaram, em 2018, a cerca de 40 mil.

Já ao nível dos recursos humanos, também nos últimos seis anos, verificou-se um acréscimo superior a 55 por cento, referiu Vasco Cordeiro, ao sublinhar que, apesar desta evolução, este é um trabalho que não está acabado.

“Temos a consciência muito clara que este é um trabalho contínuo e de persistência no sentido de garantir que todas as decisões que são tomadas nesta área revertem em benefício dos Açorianos”, assegurou.

Relativamente à pretensão da Ordem de criação de uma carreira específica para os médicos dentistas, Vasco Cordeiro adiantou que, da parte do Governo, foi manifestada disponibilidade para analisar e estudar esse assunto, quanto às suas diversas implicações, para, a partir daí, tomar uma decisão.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO