Açores querem-se tornar associados da OMT

0
30

Vítor Fraga, o secretário regional do Turismo e Transportes, demonstrou no passado dia 15 de janeiro a pretensão de tornar a Região Autónoma dos Açores como membro associado da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Os Açores já marcam presença na OMT enquanto membro filiado desde 2010, com o Observatório do Turismo dos Açores a representar a região.

O tema surgiu em debate plenário, nesta quarta feira, após a apresentação de uma resolução por parte do Partido Popular Monárquico que solicitava a admissão do arquipélago como membro associado da principal organização mundial de turismo, proposta com a qual Vítor Fraga se mostrou desde logo concordante.

O responsável pelo Turismo e Transportes do executivo açoriano afirmou que não se deve descurar a possibilidade de outro tipo de atuação e maior proximidade com os organismo que orientam a política de turismo global, ainda para mais, num momento em que “a OMT tem temas de grande importância e de grande relevância para todos, nomeadamente os objetivos de desenvolvimento do milénio, o desenvolvimento de um turismo sustentável, responsável e acessível a todos, a implementação do código de ética mundial no setor, a avaliação económica do turismo definindo a sua conta satélite e a formação e a gestão de conhecimentos”, realçou.

A “grande capacidade de influência” que este organismo tem sobre o que se passa no sector do turismo foi tido como factor de reforço da necessidade dos Açores se tornarem membro associado, constatou Vítor Fraga.

Portugal é membro desta organização desde o ano de 1976, tendo ocorrido em 1995 a entrada enquanto membro associado do arquipélago da Madeira. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!