Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, apresenta Documento do Mês

0
32
blank
DR

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, apresenta segunda-feira, 2 de dezembro, pelas 14h00, um exemplar dos processos de habilitação ‘de genere’ pertencente ao Arquivo de Mitra de Angra.

O “Documento do Mês”, que será apresentado por João Félix, licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas, ficará exposto até ao final de dezembro na sala de consulta do Arquivo.

As habilitações ‘de genere, vita et moribus’ foram, durante muito tempo, uma condição para a obtenção de um cargo eclesiástico ou administrativo.

Nestes processos era investigada a ascendência do requerente, de forma a comprovar a sua “pureza de sangue”, observando se havia, entre os seus antepassados, cristãos-novos, turcos, gentios, ou prática de crimes de lesa-majestade, infâmia pública ou pena vil.

Em Portugal, estes processos foram instituídos em meados do séc. XVII e foram abolidos com o começo do Liberalismo.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!