Açores recebem visita do Primeiro Ministro – António Costa chega ao Faial sábado de manhã

0
14

O primeiro-ministro iniciou hoje uma visita de três dias a quatro ilhas dos Açores, acompanhado por sete ministros e uma secretária de Estado.

A comitiva de Costa, composta pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Defesa, José Azeredo Lopes, Adjunto, Eduardo Cabrita, da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do Mar, Ana Paula Vitorino, e pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho pretende transmitir o peso político atribuído a esta deslocação.

Costa chega ao Faial na manhã de sábado e na sua passagem pela ilha, vai efetuar uma visita à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e dar um passeio a pé pela zona da marina.

Segundo fonte do executivo à agência Lusa “este programa nos Açores surge na sequência de um convite do presidente do executivo Regional, Vasco Cordeiro, e também da visita oficial já realizada pelo primeiro-ministro recentemente à Madeira”.

“No caso da Madeira, ou no caso dos Açores, o Governo da República tem como objetivo cimeiro a promoção da coesão territorial e o aprofundamento das autonomias regionais”, adianta a agência Lusa citando mesma fonte do executivo.

O primeiro-ministro traz na agenda, “em termos de caráter imediato”, questões relacionadas com os “efeitos negativos resultantes da redução do contingente norte-americano na Base das Lajes, na Ilha Terceira, e as consequências económicas da aplicação das quotas europeias à agricultura açoriana, sobretudo na área do leite”, refere a agência noticiosa.

No primeiro dia de visita oficial aos Açores, em Angra do Heroísmo, Costa encontrou-se a sós com o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro. Nesta reunião para “além das questões diplomáticas e de Defesa, que, de resto justificam as presenças nos Açores dos ministros Augusto Santos Silva e Azeredo Lopes, está também entre as prioridades do Governo da República a resolução de problemas relacionados com o acesso dos açorianos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, refere ainda agência Lusa.

Já durante a tarde, o primeiro-ministro parte da Base das Lajes, num avião da Força Aérea, para a ilha da Graciosa, onde terá como tema central a exploração das potencialidades das energias renováveis, sobretudo da eólica e visitará o Observatório de Investigação Climática do Atlântico Norte, que se pretende assumir como um ‘cluster’ ao nível da investigação meteorológica.

Já em São Miguel, o primeiro-ministro terá, no Palácio de Sant’Ana, reuniões com organizações açorianas, principalmente dos setores das pescas e da agricultura, numa fase de apreensão face à linha da Política Agrícola Comum saída de Bruxelas e quando só o setor do leite dos Açores representa 30 % da produção nacional.

No domingo, o último em que o primeiro-ministro terá programa político e antes de regressar a Lisboa, o líder do executivo reunirá com representantes de centrais sindicais, adianta ainda a Lusa.

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO