Adeliaçor apresenta vídeo promocional das rotas turísticas a pensar na BTL

0
9

A Adeliaçor apresentou um vídeo promocional de 5 minutos sobre as rotas turísticas temáticas que tem vindo a instituir nas cinco ilhas da sua intervenção. Este vídeo, a par da segunda edição de um guia turístico em português e em inglês, representa um investimento de cerca de 27 mil euros, apoiado pela Direcção Regional do Turismo. O objectivo do vídeo é divulgar as rotas temáticas do Queijo, do Vinho, da Faina Baleeira e dos Vulcões enquanto produtos turísticos, e será apresentado já na próxima Bolsa de Turismo de Lisboa, no final do mês de Fevereiro. A apresentação decorreu na manhã de hoje, no pequeno auditório do Teatro Faialense.

 

De acordo com José Leonardo Silva, presidente da Adeliaçor, este vídeo será uma importante ferramenta de divulgação das ilhas, e do projecto de turismo cultural que a associação tem vindo a desenvolver. A primeira oportunidade de fazer essa divulgação fora de portas será na próxima Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), já no final de Fevereiro, onde o vídeo estará em exibição no espaço reservado ao Triângulo, como adiantou José Leonardo durante a apresentação.

O presidente da Adeliaçor aproveitou a ocasião para ressalvar a importância de promover a lógica Triângulo, em virtude das potencialidades que a dinâmica entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge oferece.

Também o presidente da Câmara Municipal da Horta se congratulou com mais esta ferramenta de promoção turística. João Castro considera que o Turismo nos Açores tem caminhado num bom caminho, uma vez que “tem conseguido gerir as diferenças no sentido de dar uma imagem de conjunto da Região”. Preferindo referir-se à promoção da Região de acordo com uma “lógica agregadora”, João Castro salientou a qualidade do produto turístico que os Açores têm para oferecer, considerando-o “apetecível e vendável”.

Presente na apresentação do vídeo, o director regional do Turismo salientou a sua importância para o turismo a nível regional. Miguel Cymbron felicitou o que considerou ser o bom trabalho feito com o vídeo, e alertou para a importância da Região se afirmar cada vez mais pelos “produtos turísticos” que têm para oferecer, de que são exemplos o queijo e o vinho, aos quais a Adeliaçor dedica duas das suas rotas temáticas.

O vídeo promocional, com a duração de 5 minutos, foi concebido pelas empresas Barro Açores e Mar de Histórias, e combina músicas e imagens alusivas às quatro rotas temáticas, espalhadas pelas ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Flores e Corvo.

A Rota do Queijo está na ilha de São Jorge e a do Vinho na ilha do Pico. A Rota dos Vulcões divide-se pelo Faial e pelo Corvo e a Rota da Faina Baleeira abrange as ilhas das Flores e do Pico. De acordo com José Leonardo, no Faial e no Pico as rotas já funcionam normalmente, ao passo que em São Jorge, nas Flores e no Corvo estão ainda a ser afinadas, prevendo-se no entanto para breve o seu funcionamento em pleno.

O guia turístico debruça-se também ele sobre as cinco ilhas de intervenção da Adeliaçor. Esta segunda edição contempla 3500 exemplares em português e 3000 em inglês, e estará disponível nas unidades hoteleiras, nas agências de viagens, nos centros de interpretação ambiental e cultural e demais agentes envolvidos na promoção turística das ilhas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO