Agenda 21 Local – Questionários já começaram a ser distribuídos

0
5

No âmbito da Agenda 21 Local, a Câmara Municipal da Horta apresentou no dia 17 de Dezembro, no Mercado Municipal, o questionário que começará, de imediato, a ser aplicado à população faialense, no sentido de conhecer as suas práticas ambientais.

Neste contexto, foi ainda apresentado e distribuído um saco biodegradável, de incentivo à capacidade de reutilização.

 

O questionário distribuído tem como objectivo aferir os hábitos dos faialenses no que respeita a sua relação com o ambiente e com a sociedade, bem como auscultar as suas opiniões sobre a participação dos cidadãos e das instituições e ainda do estado da economia.

A identificação é facultativa exactamente para que todos estejam à vontade nas respostas. As restantes perguntas exigem respostas verdadeiras.

De acordo com a Vereadora Alzira Silva, grande impulsionadora deste projecto, “pede-se seriedade e reflexão para que das mesmas possa resultar uma análise válida e, na sequência da análise, a estruturação de um plano de acção correspondente às necessidades do Faial. Dispensar dez ou quinze minutos a um questionário não vai certamente modificar a sua vida e essa atitude de colaboração pode fazer grande diferença a um projecto cujos destinatários são todos os habitantes do Faial.”

“Só com forte consciência cívica podemos desenvolver hábitos saudáveis e assumir um compromisso pessoal e colectivo, acreditando que todos, em conjunto, podemos rumar a 2011 com vontade de servir a nossa terra e com confiança nas nossas capacidades e nas nossas competências” – remata Alzira.

O presidente da Câmara Municipal acompanhou a equipa da Agenda 21 nesta primeira acção junto da população. Ao Tribuna das Ilhas disse que “este projecto é muito importante e adequado aos tempos que correm. Visa as áreas da sustentabilidade e no fundo apela a um comportamento mais concertado da população”.

João Castro deixou ainda uma mensagem natalícia ecológica: “não se esqueçam de reutilizar, separar e de contribuir para um bom ambiente sendo certo que com um melhor ambiente teremos, certamente um melhor natal”.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO