Agricultura – Bolieiro alerta para “descapitalização” do setor cooperativo

0
7
DR/PSD
DR/PSD

O candidato do PSD/Açores a Presidente do Governo alertou para a situação de “descapitalização” do setor cooperativo agrícola na Região, tendo-se comprometido a proceder ao levantamento de necessidades financeiras das cooperativas.

“Um governo do PSD estará atento à situação de descapitalização do setor cooperativo e do risco de as cooperativas não poderem ajudar os seus produtores. Pretendemos fazer um levantamento das necessidades das cooperativas e conceder o auxílio que for preciso”, afirmou José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas, após uma reunião com a direção da Cooperativa do Bom Pastor.

O líder social-democrata salientou que o apoio à capitalização das cooperativas agrícolas pode ser efetuado através das verbas do Fundo de Recuperação Europeu que os Açores vão receber.

“O setor cooperativo não pode ficar abandonado por parte do Governo Regional. O auxílio às cooperativas pode ser feito aproveitando, na medida do possível, o dinheiro disponível do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, contribuindo para minimizar essas dificuldades do setor”, disse.

Segundo José Manuel Bolieiro, “o setor cooperativo tem sido a verdadeira almofada que auxilia a sustentabilidade da atividade do lavrador”, nomeadamente num período marcado pela quebra de rendimento dos produtores.

“Na fileira do leite, por exemplo, há uma perda de rendimento, agravada neste período da pandemia, com a indústria a descer o preço pago à produção”, frisou.

O presidente do PSD/Açores lembrou que as cooperativas são “essenciais” para os produtores pelos “serviços que prestam, pelo controlo e diminuição do preço dos fatores de produção e por contribuírem para a estabilização dos rendimentos dos agricultores”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO