Angra do Heroísmo acolhe VII Encontro Ibérico de Gestores de Património Mundial

0
11
DR

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, numa organização conjunta com a Direção-Geral do Património Cultural e a Comissão Nacional da UNESCO, promove a realização, a 28 e 29 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, do VII Encontro Ibérico de Gestores de Património Mundial.

Este encontro, subordinado ao tema “Património Mundial e os Desafios da Sustentabilidade”, será constituído por cinco painéis temáticos e vai contar com a participação de 25 oradores convidados, representantes de diversas instituições ligadas à gestão patrimonial em Portugal e Espanha.

Nesta reunião, os participantes vão analisar os principais problemas com que se debatem os bens inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO, desde o impacto dos visitantes às alterações climáticas, passando pelo desenvolvimento tecnológico, bem como estratégias para fazer face aos desafios da sustentabilidade e exemplos de boas-práticas de gestão do património ibérico.

No primeiro dia, após a abertura dos trabalhos pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, prevista para as 11h30, decorre o primeiro painel, onde será abordado o tema “Cidades Património Mundial como paisagens culturais – desafios urgentes aos sistemas de gestão”, seguindo-se à tarde, a partir das 15h00, um painel sobre “Sítios arqueológicos, arqueologia e gestão sustentável” e, a partir das 16h50, o terceiro painel, subordinado à temática, “Paisagens Culturais, modelos de gestão integrada”.

No dia seguinte,  a partir das 09h30, os participantes vão abordar a temática “Os grandes monumentos – sistemas de gestão sustentáveis”, a que se seguirá o tema “Comunicar Património Mundial”.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO