Ano novo, vida nova!

0
15

Com a entrada no novo ano fazemos sempre a análise do ano que passou, reflectindo sobre o que correu bem e o que há a melhorar.
No que toca aos nossos animais também é altura de verificar se está tudo em ordem para que, este ano comece e, de preferência acabe também, estando eles sempre saudáveis:
• Vacinas: verifique se tem o plano vacinal actualizado e, caso não esteja, dirija-se ao seu Médico Veterinário. As doenças cujas vacinas previnem são contagiosas e mortais.
• Desparasitação: fundamental para a saúde do seu animal e da sua família pois alguns parasitas podem infestar-nos e provocar sintomatologia clínica tanto em nós como nos nossos animais.
• Alimentação: uma alimentação saudável é a base do bem-estar do seu melhor amigo. Aposte numa dieta de alta qualidade, na quantidade adequada e verá os resultados surgirem. Se o seu animal estiver com excesso de peso é altura de fazer dieta para que não surjam outros problemas de saúde.
• Microchip: se ainda não foi colocado no seu animal então não adie mais. O microchip é essencial para identifica-lo e na sua recuperação em caso de fuga/perda. O microchip pode ser colocado em todos os animais de companhia.
• Esterilização: se ainda não o fez está na altura. A partir dos seis meses cães e gatos de ambos os sexos podem ser esterilizados, evitando assim, problemas de saúde, comportamentais e ninhadas não programadas.
• Ser senior é ser especial: se o seu melhor amigo já é senior então está na altura de fazer um “checkup” para ver se está tudo bem.
• A trela é a melhor amiga: sempre que passear o seu cão leve-o com trela. É fundamental para evitar fugas e acidentes com outras pessoas e animais.

Comece o ano com o pé direito e a pata direita do seu melhor amigo que tanto o estima. Comece com saúde, comece feliz!

Médica Veterinária

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO