APADIF e PSP juntam-se em torneio para reforçar parceria

0
8

O projeto Moviment’arte, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) realizou na passada semana, dia 18 de novembro, um torneio de jogos tradicionais entre os clientes do Projeto Moviment’arte e alguns do elementos da Policia de Segurança Pública – Divisão Policial da Horta.

O torneio aconteceu na parada da PSP da Horta, e o objetivo foi reforçar a parceria existente entre as duas entidades.

Marta Faria responsável pelo projeto diz que esta é mais uma iniciativa que fazem ao longo do ano com o comando da PSP da Horta, o objetivo é reforçar os laços entre as duas entidades e fazer um encontro convívio.

Este tipo de iniciativas entre as duas entidades já acontece há vários anos, o projeto Moviment’arte há cerca de oito anos que faz várias iniciativas ao longo do ano desde torneios de futsal a encontros de canto.

A responsável pelo projeto revela que a parceria entre a APADIF e a PSP da Horta é importante porque “ o comando da PSP da Horta já fez várias ações de consolidação junto da população de risco, no fundo serve para apoia-los e tornarem-se cidadãos mais capazes mais informados, e é muito neste sentido que surge esta iniciativa”.

Marta Faria diz que ainda existe alguma diferenciação entre os cidadãos ditos “comuns” e os que tem algum tipo de deficiência, mas afirma que “ de há oito anos para cá nota-se uma evolução muito grande e acho que a APADIF tem feito alguma sensibilização em toda a comunidade e os resultados já são visíveis”, mas lembra que ainda há muito trabalho a fazer.

A luta diária da APADIF, neste caso concreto do projeto Moviment’arte, é fazer que não se olhe para a pessoa portadora de deficiência como o problema, mas como alguém capaz de fazer coisas bem feitas, e dar outra visibilidade no que diz respeito à área da deficiência. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO