Apreendidos 92 quilos de pescado e artes de pesca proibidas na Terceira

0
36
blank

O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial da Praia da Vitória e em colaboração com a Inspeção Regional das Pescas (IRP), no dia 30 de junho, apreendeu 92 quilos de pescado e artes de pesca proibidas, na Ilha Terceira.

No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda abordaram e fiscalizaram uma embarcação licenciada para a prática da pesca lúdica, tendo verificado que a mesma exercia a prática da pesca lúdica utilizando artes de pesca proibidas, designadamente palanque de fundo. No decorrer desta ação, foram apreendidas as artes de pesca proibidas, bem como 92 quilos de pescado capturado com recurso às mesmas.

O pescado apreendido, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.

No decorrer da ação foi identificado um homem de 35 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação.

A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.