Aquário Porto Pim participa em campanha global contra o lixo marinho

0
55
DR/Notícias dos Açores blogspot

DR/Notícias dos Açores blogspot

O Aquário Porto Pim juntou-se à campanha global contra o lixo marinho sendo um dos três aquários portugueses, entre os 100 do mundo, que participaram nesta campanha “WorldAquariumsAgainst Marine Litter” .

O Aquário de Porto Pim, foi um dos três aquários portugueses, que participaram na campanha global “WorldAquariumsAgainst Marine Litter”, a que se associaram ainda cerca de uma centena de aquários de todo o mundo.

O Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, KarmenuVella lançou a campanha global “WorldAquariumsAgainst Marine Litter” no passado dia 27 de Julho, num evento teve lugar no Museu Oceanográfico do Mónaco e que contou com a presença de HSH príncipe Alberto II do Mónaco, de ErikSolheim, Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente e de DougCress, CEO da WorldAssociationof Zoos andAquariums (WAZA).

Esta campanha contou com a participação de mais de 100 aquários de todo o mundo, incluindo três Portugal. Além do Aquário de Porto Pim, marcaram presença na campanha o Oceanário de Lisboa e o Aquário Vasco da Gama.

O Comissário Vella afirma que “Esta campanha sobre o lixo marítimo é urgente e bem-vinda. Os aquários do mundo são um ecrã televisivo para os oceanos e decidiram tornar-se os noticiários do Oceano, para evitar que se tornem no seu canal História. Este verão, milhões de pessoas de todo o mundo visitarão um aquário. Para criar mudança, teremos que lhes mostrar a realidade da poluição provocada pelo plástico”, salientou.

Esta campanha pretende alertar para os demais perigos de depósito de resíduos no oceano uma vez que mais de 10 milhões de toneladas de lixo vão parar aos oceanos, estimando-se que em 2050 possa haver mais plástico que peixes no mar e que 99% das aves marinhas possam ter ingerido plástico e 80% do lixo oceânico originários dos hábitos de consumo diários. Esta campanha visa ainda promover a conferência OurOcean, que decorrerá a 5 e 6 de Outubro, em Malta.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO