“As Árvores nos Açores – Entre o Ódio e o Amor”

0
25
DR
DR

No dia Internacional da Floresta, 21 de Março, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica iniciarão um ciclo de conversas ecológicas online, intitulado: E-conversas, incidindo a primeira sessão sobre o tema “As Árvores nos Açores – Entre o Ódio e o Amor”, da qual serão convidados especiais Raimundo Quintal e Teófilo Braga, autores do livro “Árvores dos Açores: Ilha de São Miguel”.

Nesta primeira E-conversa serão abordados temas relacionados com a árvore e florestas nos Açores, desde as suas ameaças até a sua proteção e classificação.

No dia que comemora a árvore e a floresta, os Amigos dos Açores recordam a petição pela “Classificação de Árvores Notáveis nos Açores” , com mais de 500 assinaturas e cujo primeiro subscritor foi Teófilo Braga, e que atentou para a existência de um vasto património natural, cultural e histórico desprotegido pela ausência de regulamentação regional na matéria.


Tendo sido a petição debatida, com boa aceitação, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em dezembro de 2019, e tendo sido textualmente expressa a abertura do Governo Regional dos Açores para acatar as sugestões dos peticionários no relatório da Comissão, volvido mais de um ano, são desconhecidos quaisquer avanços, os quais achamos oportuno reivindicar.

A sessão decorrerá na plataforma Zoom, com transmissão no Facebook e Youtube, em links a divulgar, pelas 18 horas (hora UTC-1 dos Açores) do próximo domingo, 21 de Março.

Se deseja assistir à sessão online efetue a sua inscrição em: http://bit.ly/3qSGMwU e, caso pretenda comprovativo de presença, assinale a devida opção no formulário.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO