Assembleia açoriana abre portas aos alunos faialenses

0
15

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) iniciou hoje, 23 de janeiro, um novo projeto de aproximação entre a política parlamentar e a comunidade escolar, sob a designação Vem conhecer o teu Parlamento. As primeiras escolas recebidas no hemiciclo açoriano foram a EB/JI de Castelo Branco e a Casa de Infância de Santo António, num total de 35 alunos dos 3º e 4º anos. 

É objetivo da ALRAA com esta iniciativa, integrada nas comemorações dos 25 anos da construção do edifício mais importante da autonomia dos Açores, consciencializar os estudantes do património material representado pelo imóvel, arquitetado por Manuel Correia Fernandes e inaugurado a 15 de junho de 1990, bem como explicar-lhes o funcionamento intrínseco da organização e trabalhos parlamentares.

Durante a apresentação e elaboração de jogos adequados às diferentes faixas etárias, criados propositadamente para o Vem conhecer o teu Parlamento, os jovens puderam entrar em contacto com designações específicas da organização do poder político, como deputado, Comissão Parlamentar ou Círculo Eleitoral, bem como aprender os valores simbólicos embutidos na arquitetura da ALRAA, como é o caso do ideal da união ou a diversidade das nove ilhas.

Ana Luís ajudou alguns alunos na execução dos jogos didáticos

blank

A Presidente da ALRAA com os alunos da EB/JI de Castelo Branco

blank

A Presidente com os alunos do 4º ano da Casa de Infância de Santo António

Em declarações posteriores à sua presença e interação com os estudantes Ana Luís mostrou-se satisfeita com o projeto por este dar a conhecer “aquilo que é aqui feito” servindo para que “estes jovens, futuros cidadãos, compreendam a dinâmica parlamentar e a importância deste trabalho”.

“Esta aproximação dos mais pequenos a este edifício, o saberem como é por dentro, o que cá tem, quem é que aqui trabalha, poderá ser uma boa forma também não só de eles conhecerem aquilo que existe na sua ilha mas entenderem o significado mais alargado do trabalho parlamentar” apontou a presidente da ALRAA, pretendendo que esta medida, em consonância com outras, venha a ter impacto futuro na diminuição da abstenção e que os torne “mais ativos e participativos na sua sociedade e na vida política”

Ana Ramos, professora dos 3º e 4º anos da EB/JI de Castelo Branco, considerou a iniciativa “importante para [os alunos] compreenderem realmente o espaço, para visualizarem e compreenderem de forma mais concreta o funcionamento da sua Assembleia”, local onde “são decididas um conjunto de leis que regem a vida deles”.

A extensão dos programas, essencialmente nas disciplinas de Português e Matemática,  torna a gestão de tempo mais complicada. “Sobra pouco tempo para áreas e atividades que podiam ser mais exploradas e que dão para inserir na parte das operações concretas” sublinhou a professora.

Este projeto vai levar ao parlamento açoriano ao longo de 2015 os alunos faialenses de todos os ciclos escolares, inclusive do ensino secundário.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!