Atividade sísmica nas Furnas quase dentro dos valores normais de referência

0
11

De acordo com a informação disponibilizada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) através do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a atividade sísmica desenvolvida desde 4 de janeiro, localizada entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, na ilha de S. Miguel, já se encontra praticamente dentro dos valores normais de referência.

Desde que teve inicio este período de instabilidade foram registados 195 eventos nesta área epicentral, todos de baixa magnitude, tendo o sismo mais forte ocorrido a 4 de Janeiro, às 08h44, com magnitude na Escala de Richter, com epicentro a cerca de quatro quilómetros a oeste das Furnas e foi sentido com intensidade máxima II/III na Escala de Mercalli Modificada na vila do concelho de Povoação.

O CIVISA informa ainda, que desde o dia 16 de janeiro que praticamente não se regista atividade sísmica na região epicentral indicada, no entanto e segundo o comunicado enviado às redações o SRPCBA e o CIVISA continuam a acompanhar a atividade sísmica na região, emitindo novos comunicados se a situação o justificar.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO