ATL Inclusivo da APADIF – Andreia Cardoso faz balanço positivo do investimento

0
153
TI

TI

A Secretária Regional da Solidariedade Social, considerou como “positiva”, a aposta no ATL Inclusivo da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial – APADIF.
O ATL “Esperança” resulta de uma parceria desenvolvida há cerca de um ano entre o Governo e a APADIF, e dá uma resposta social a cerca de quatro dezenas de crianças e jovens entre os três e os 18 anos.

A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, visitou na manhã de quinta feira, dia 15 de fevereiro o ATL Inclusivo “Esperança” da APADIF.
Segundo a governante “o ATL inclusivo na ilha do Faial é desenvolvido em parceria com a APADIF” e resulta de “uma iniciativa que o governo desenvolveu em três ilhas, designadamente em São Miguel, Terceira e Faial”.
“Foi um investimento que correspondeu a 150 mil euros para estas três instituições no último ano e que é, no fundo, uma resposta a replicar noutras ilhas e, com certeza, em toda a Região”, frisou Andreia Cardoso, esclarecendo que estes são “ATL melhores apetrechados quer em termos técnicos quer em termos dos equipamentos para responder melhor às necessidades das crianças e jovens com necessidades educativas especiais”, disse.
No final da visita, em declarações à comunicação social, a titular da pasta adiantou que esta visita serviu não só para fazer “um balanço” desta resposta social, mas também, “perspetivar o futuro e com a APADIF encontrar as melhores soluções para esta população”, frisou.
A criação desta resposta social no Faial, que é “a maior das três” atualmente disponibilizadas nos Açores, contou com colaboração do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora das Angústias, que cedeu o espaço para a sua implementação.
Quanto ao público com necessidades especiais, a Secretária Regional apontou como prioridade a promoção da empregabilidade nesta população.
“Um desígnio que o Governo Regional determinou para esta legislatura tem a ver com a possibilidade de empregabilidade destes públicos” salientou Andreia Cardoso, acrescentando que nesse sentido “lançamos o desafio à APADIF” esperando agora que esta associação, em articulação com a Ação Social do Faial, “venha a desenhar melhor esta resposta, correspondendo àquelas que são as necessidades deste público”, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!