Atlânticoline – Aprovado novo plano de remoção do navio “MESTRE SIMÃO”

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Um novo plano para remoção do navio “Mestre Simão” foi aprovado esta semana pelo Capitão do Porto da Horta.
A necessidade de criar um novo plano resultou duma alteração de última hora em elementos fulcrais ao inicialmente aprovado, com relevante impacto no tempo de execução.

O novo plano para remoção do navio “Mestre Simão”, que encalhou a 6 de janeiro no porto da Madalena apresentado no passado dia 28 de março, pela Brand Marine Consultants em nome do proprietário do navio, Atlânticoline, S.A. e do Clube de P&I, foi aprovado esta segunda-feira pelo Capitão do Porto da Horta.
Segundo uma nota da Capitania do Porto da Horta, a decisão foi aprovada depois de auscultadas a Câmara Municipal da Madalena, a Direção Regional dos Assuntos do Mar, a Direção Regional do Ambiente e Portos dos Açores, S.A.
De acordo com a mesma fonte “o proponente do plano apresentado, é a empresa Resolve Salvage e Fire”, a mesma que já efetuou a remoção de combustíveis e óleos do navio.
Segue-se agora um período negocial para finalização dos termos contratuais entre as partes. No entanto prevê-se que os trabalhos de remoção tenham início ainda no mês de abril, de maneira a que possam estar concluídos no final de maio, conforme estava previsto.
Segundo um comunicado da Atlanticoline enviado às redações, o “novo plano diferencia-se do anterior sobretudo no recurso a capacidades instaladas na Região e no Continente” e resultou da “duma alteração de última hora em elementos fulcrais ao inicialmente aprovado, com relevante impacto no tempo de execução”.
Esta situação levou a que o “acordo comercial entre as partes envolvidas não se concretizasse”, avançou a empresa regional de transporte de passageiros esclarecendo a este respeito que o novo plano “segundo a informação recebida do Clube Shipowner’s P&I e do armador, através da equipa de consultores que tem conduzido o processo negocial desde o início, corresponderá àquele que, na altura da avaliação das propostas recebidas, foi considerado como o segundo melhor plano”.
De salientar que no total, foram apresentadas 11 propostas, mas apenas cinco chegaram à fase final.
O navio Mestre Simão, construído em 2013 nos estaleiros “Astilleros Armon”, em Espanha, com 40 metros de comprimento, tinha capacidade para 330 passageiros e oito viaturas e quando encalhou junto ao porto da Madalena fazia a ligação entre Faial e Pico.
Recorde-se ainda que não existem conclusões relativamente às causas que possam ter estado na origem do encalhe do Navio.

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