Auditório da Madalena Recebe Apresentação do Projeto “Acolher Para Integrar”

0
14

O Auditório da Madalena recebeu, esta quinta-feira, a apresentação do projeto educativo “Acolher Para Integrar”.

Desenvolvido nas Casas de Acolhimento Residencial Mãe Clara e D. José da Costa Nunes, na Candelária, a iniciativa visa promover o desenvolvimento integrado das crianças e jovens institucionalizados, apoiando-os na construção de um projeto de vida e preparando-os para a autonomização e salutar transição para a idade adulta e vida pós-institucional.

Enaltecendo a importância destas instituições na nossa comunidade, José António Soares, Presidente do Município da Madalena, lançou um repto: “É fundamental que se crie, também na Ilha do Pico, uma resposta social eficiente, estruturada e multidimensional, direcionada à autonomização dos jovens acolhidos, que os prepare e apoie na transição para a vida adulta, através da criação dos chamados Apartamentos de Autonomização. É urgente dotar a nossa ilha de mecanismos de auxílio e suporte aos seus processos de emancipação responsável e organização de um percurso de vida pós-institucional”.

Considerando que “deixar estes jovens desamparados, nesta fase da sua vida, é votá-los a um segundo abandono! É abrir-lhes a porta a um mundo de um mundo sem porta!”, o edil considera que “Cabe a todos e a cada um de nós, ajudá-los! Este é um desígnio, que diz respeito a toda a sociedade civil! É um compromisso que deve ser assumido, por todos: Governo Regional, autarquias, IPSS’s, Misericórdias, Comissões de Proteção. Todos, sem excepção!”.

José António Soares agradeceu ainda “o empenho total da Irmã Filomena Pavão e restantes irmãs, em proteger, cuidar e amar, quando tudo falha, quando falha o mais importante – a família”, considerando que “o trabalho destas religiosas, que são cuidadoras, professoras, educadoras, que são mães, deve ser reconhecido (…) Estas mãos que protegem, estes corações que acolhem, merecem todo o nosso respeito, o nosso aplauso”, concluiu o edil.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO