Áustria – Geoparque Açores participa na 41ª Reunião da Comissão de Coordenação da Rede Europeia

0
10
DR

DR

O Geoparque Açores marcou presença na reunião de trabalho do Comité de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques (REG), que decorreu em Bleiburg, Áustria, território do Geoparque Mundial.
Nesta 41.ª reunião o Geoparque Açores, participou, ainda, numa GEOFAIR onde foram dados a provar aos participantes produtos açorianos, como o queijo do Morro do Faial e o queijo “Água Azeda” das Furnas.

O Geoparque Açores, participou entre os dias 20 e 24 de março na reunião de trabalhos do Comité de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques (REG), que decorreu em Bleiburg, Áustria, território do Geoparque Mundial da UNESCO – Karavanke/Karawanken, um geoparque transfronteiriço entre a Áustria e a Eslovénia.
Nesta que foi a 41ª reunião de coordenação da REG o Geoparque Açores assegurou a coordenação do Grupo de Trabalho “Volcanic Areas” da REG, no âmbito do qual está em preparação o e-book “Volcanic Areas in Geoparks… on Europe”.
Trata-se de uma publicação digital, que se apresenta como uma importante ferramenta de promoção turística, que se prevê estar concluída ainda este ano e que será disponibilizada no website dos 21 geoparques europeus participantes nesta iniciativa conjunta, bem como nos websites das redes europeia e global de geoparques, da UNESCO e de outros parceiros privilegiados.
Neste encontro, o Geoparque Açores, em conjunto com os restantes geoparques portugueses Naturtejo, Arouca e Terras de Cavaleiros participou, numa GEOFAIR promovida pelo Geoparque anfitrião, aberta a autoridades e comunidade local, que incluiu a promoção de produtos locais de cada um dos 70 geoparques que integram atualmente a REG.
Neste contexto, foram dados a provar aos participantes produtos açorianos, como o queijo do Morro do Faial e o queijo de “Água Azeda”, das Furnas, acompanhados de folhetos e outros materiais e informações sobre os geossítios e geopaisagens do Geoparque Açores.
De salientar que no passado dia 21 de março comemorou-se o 5.º Aniversário do Geoparque Açores enquanto membro da REG, concretizando-se, assim, um desígnio importante: o reconhecimento internacional do valor do património geológico da Região e a sua conservação, divulgação, promoção e valorização no contexto do Geoparque Açores e em janeiro do corrente ano, o Geoparque Açores viu também renovada a sua designação de Geoparque Mundial da UNESCO, até 2021, na sequência da decisão da UNESCO, de “award a GREEN card”.
Nesta reunião semestral da REG o Geoparque Açores fez-se representar pelo Coordenador Científico do geoparque, João Carlos Nunes e foram ainda eleitos os novos coordenadores da REG: KristinRangnes, do Geoparque Gea Norvegica (Noruega) e Charalampos (“Babis”) Fassoulas, do Geoparque Psiloritis (Grécia).
No final do encontro, realizou-se ainda uma visita de estudo ao território do Geoparque Karavanke/Karawanken, na Áustria e na Eslovénia.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!