Reservas Florestais de Recreio cada vez mais procuradas por residentes e turistas

0
45
DR/TA

DR/TA

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas estima que mais de 200 mil pessoas visitam anualmente quatro das 27 Reservas Florestais de Recreio existentes nos Açores, usufruindo da paisagem e da vertente lúdica destes espaços. Estes dados resultam de um inquérito realizado pela Direção Regional dos Recursos Florestais, a cerca de 12 mil pessoas.

Os dados de um inquérito realizado pela primeira vez este ano pela Direção Regional dos Recursos Florestais a cerca de 12 mil pessoas, revelam que mais de 200 mil pessoas procuram quatro das 27 Reservas Florestais de Recreio existentes na Região.
De acordo com o estudo, das 12 mil pessoas inquiridas, 54% são residentes no arquipélago e as restantes 44% são turistas nacionais ou estrangeiros, que durante 15 dias, nos meses de maio e junho, passaram pelas Reservas Florestais localizadas nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial.
De acordo com o Gabinete de Apoio à Comunicação Social (Gacs) “a informação recolhida permite fazer uma estimativa do número de visitantes que durante o ano de 2017, sempre com o pensamento que, tradicionalmente, os meses de maior afluência turística são junho, julho, agosto e setembro, com os meses de novembro e fevereiro a registarem as maiores quebras”.
O destaque deste inquérito vai para a Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil na ilha Terceira, que ocupa uma área de 63 hectares e estima-se que receba 78% do total de visitantes por ano das quatro reservas em análise.
À Reserva terceirense segue-se o Pinhal da Paz, em S. Miguel, estimando-se que esta Reserva Florestal de 49 hectares receba 15% do total anual de visitantes.
As Reservas Florestais de Recreio do Capelo, no Faial, e do Cerrado dos Bezerros, em S. Miguel, recebem durante o ano, no conjunto, 7% do total dos visitantes.
Espaços arborizados que aliam à dimensão paisagística e ambiental a vertente lúdica e de convívio entre diferentes gerações, estas Reservas Florestais de Recreio nos Açores ocupam no total mais de 600 hectares.
São espaços que normalmente são frequentados durante todo o ano, que juntam às zonas para churrascos e animais, como pavões e veados, circuitos de manutenção física.
A entrada nas 27 Reservas Florestais de Recreio existentes em oito das nove ilhas dos Açores é gratuita, estando estes espaços abertos durante todo o ano, com horários de funcionamento adaptados a cada uma das reservas.