Autárquicas 2013 – BE defende maior interligação entre município e Jardim Botânico

0
12

O candidato do BE à Câmara Municipal da Horta (CMH) visitou no passado sábado o Jardim Botânico do Faial, onde esteve à conversa com João Melo, coordenador daquele espaço.

À margem desta visita, João Stattmiller congratulou-se com o trabalho ali desenvolvido, com especial destaque para o Banco Regional de Sementes. O candidato entende que o Jardim Botânico pode ser uma grande mais-valia para enfrentar um dos problemas que mais preocupa o BE em relação ao Faial: a sua falta de auto-sustentabilidade alimentar. Nesse sentido, equaciona “a possibilidade de se criarem bancos de sementes e pomares com espécies autóctones na ilha do Faial, de forma a promover a nossa produção local, com espécies locais, e não ficarmos reféns de algumas ameaças, que se afiguram reais num horizonte próximo, de ficarmos na mão de alguns monopólios mundiais de comercialização de sementes, nomeadamente de sementes geneticamente modificadas”.

Para o candidato, “a CMH tem toda a vantagem em ter relações próximas com instituições como estas”, não apenas para ajudar os empresários agrícolas a tirar partido do know-how do Jardim Botânico mas até para os próprios serviços municipais: “por que não termos, nos jardins municipais, apoio desta estrutura no sentido de podermos plantar ali espécies autóctones ou de termos uma catalogação das espécies que temos nos nossos jardins?”, sugere, acrescentando que “a CMH deve criar pontes e ligações para potenciar a nossa biodiversidade, associada à nossa economia e à criação de emprego”. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!