Autoridade de Saúde Regional – Diagnosticados dois casos positivos de COVID-19 na Terceira e São Miguel

0
31

Nas 926 análises realizadas nos dois laboratórios nas últimas 24 horas, nos laboratórios de referência da Região, foram diagnosticados dois casos positivos de COVID-19 nas ilhas de São Miguel e Terceira, revelou a Autoridade de Saúde Regional, no comunicado de hoje.

Segundo a mesma fonte, caso diagnosticado na ilha de São Miguel corresponde a um indivíduo do sexo feminino, de 26 anos, que foi identificado como contacto próximo do caso positivo detetado na ilha das Flores e que, por esse motivo, cumpriu isolamento profilático de 14 dias.

Os testes de despiste realizados à chegada e ao sexto dia produziram resultado negativo e só o teste realizado no final do período de 14 dias de quarentena teve resultado positivo.

O caso identificado na ilha Terceira reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 65 anos de idade, residente nos Açores, que desembarcou na Região a 14 de julho, proveniente de ligação aérea com o território continental e que esteve sempre em isolamento, cujo primeiro teste à chegada produziu resultado inconclusivo, tendo então repetido o teste e obtido resultado positivo.

Todos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos.

Com estes casos mais recentes, foram detetados na Região 159 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente sete casos positivos ativos, sendo cinco na ilha de São Miguel, um na ilha Terceira e um na ilha das Flores.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO