Autoridade de Saúde Regional – Diagnosticados dois novos casos de COVID-19 em São Miguel

0
109

Nas 719 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados dois casos positivos de COVID-19 na ilha de São Miguel, informou ao início da tarde a  Autoridade de Saúde Regional em comunicado.

Um dos casos diagnosticados reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 36 anos de idade, membro da tripulação de uma embarcação que foi rastreada à chegada à Região Autónoma dos Açores e que permaneceu na mesma enquanto aguardava o resultado do teste.

Apresenta situação clínica estável e será transferido para alojamento a fim de cumprir o isolamento. Os restantes elementos da tripulação deverão cumprir quarentena na embarcação pelo período de 14 dias.

O outro caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 51 anos de idade, que chegou hoje à Região Autónoma dos Açores, proveniente de ligação aérea com território continental, cuja análise laboratorial realizada antes do embarque produziu um primeiro resultado inconclusivo e um segundo resultado, conhecido após a chegada à Região, positivo.

O indivíduo apresenta situação clínica estável, tendo sido transferido do aeroporto para o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, para avaliação.

Está já em curso a testagem dos contactos próximos deste segundo caso, tendo sido diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado e vigilância.

Com estes casos mais recentes, foram registados na Região 161 infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente nove casos positivos ativos, dos quais sete na ilha de São Miguel, um na ilha Terceira e um na ilha das Flores.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO