Avelino Meneses anuncia registo das danças de Carnaval no inventário nacional de património cultural imaterial

0
23
blank
DR

O Secretário Regional da Educação e Cultura anunciou hoje que foi aceite o pedido de registo das danças, bailinhos e comédias do Carnaval da Terceira no inventário nacional do património cultural imaterial.

Avelino Meneses, que falava na cerimónia de abertura do 2.º Congresso Internacional do Carnaval, que decorre até sábado na Vila das Lajes, concelho da Praia da Vitória, adiantou que agora se segue um processo de consulta pública antes da “desejada notícia”, sob a forma de publicação em Diário da República.

“É o culminar de um longo processo”, estribado em investigação desenvolvida ao longo de 2015 e 2016, que “inclui a recolha e pesquisa de documentação e bibliografia, a observação direta e indireta e a realização de entrevistas e questionários”, salientou Avelino Meneses.

O Secretário Regional frisou, no entanto, que, em matéria de defesa e preservação da cultura insular, a ação do Governo dos Açores “não se ficará por aqui”.

Com efeito, salientou Avelino Meneses, no desenvolvimento de um protocolo estabelecido com a Associação de Romeiros de S. Miguel, está a ser facultado apoio técnico à candidatura das Romarias Quaresmais a património cultural imaterial.

Por outro lado, num projeto “de maior folgo”, estão a decorrer os preparativos do dossier com vista à apresentação de uma candidatura das Festas do Espírito Santo, que “são o verdadeiro cimento da multifacetada identidade açoriana”, afirmou.

Na sua intervenção, o Secretário Regional da Educação e Cultura referiu que, no passado, o desenvolvimento dos transportes e o surto da emigração “converteu o nosso Carnaval numa celebração de toda a ilha e também uma comemoração das comunidades terceirenses radicadas nos EUA e Canadá”.

“No presente, a adoção do Carnaval pelos ambientes urbanos, o alargamento à participação das mulheres conferem-lhe um rigor incontestável”, referiu.

Por tudo isto, considerou Avelino Meneses que as danças de Carnaval de hoje “constituem” na ilha Terceira uma manifestação “bem genuína”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!