Arquipélago acolhe em fevereiro concertos, exposições e atividades do serviço educativo

0
16
DR

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas dos Açores, promove, em fevereiro, concertos, exposições, bem como atividades desenvolvidas pela Biblioteca e pelo Serviço Educativo.

A 14 de fevereiro, Vítor Rua & Daltonic Brothers apresentam, na BlackBox, pelas 21h30, o concerto “Cine Voyage”, que inclui a projeção de filmes antigos, manipulados ao vivo, com grafismos feitos por João Pedro Gomes e Paulo Abreu.

No dia seguinte terá lugar, pelas 16h00, a inauguração da exposição “Registos de luz são Poesia”, de Osvaldo Janeiro e Sandra Fernandes.

Esta exposição é um encontro de Fotografia e Poesia, sendo que o valor das fotografias em exposição reverte, em partes iguais, para a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Açores e para os Vicentinos da freguesia da Conceição, no concelho da Ribeira Grande.

Até 16 de fevereiro pode ser visitada a mostra “70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que reúne cerca de 50 trabalhos de artistas de 43 países.

Para além desta exposição, a instalação de Francisco Queimadela e Mariana Caló, denominada “Fogo Lácteo”, desenvolvida em Residência Artística, pode ser visitada no espaço das Residências Artísticas durante o mês de fevereiro, bem como a exposição da artista Alicia Pardilla intitulada “El principio de la incertidumbre”, resultado da Residência Artística em intercâmbio com o Centro de Arte La Regenta.

O Arquipélago acolhe, entre 18 e 28 de fevereiro, a residência artística “Livro – Poema – Livre”, com direção artística da bailarina e coreógrafa Sara Vaz e de Marco Balesteros, designer e editor.

Esta residência será acompanhada por uma oficina de sensibilização à criação artística para o público em geral, na qual os participantes efetuarão exercícios com base em elementos sobre a luz, onde o desenho e o registo de vídeo serão vistos como matérias artísticas, estimulando a partilha de experiências e aproximando os participantes e os intervenientes.

Este trabalho culmina, no dia 28, pelas 21h30, com uma apresentação da peça “Livro: Poema – Livre”.

De 19 a 21 de fevereiro, o Serviço Educativo do Arquipélago promove a oficina “O desenho e o corpo normativo”, com o artista brasileiro Daniel Moraes e o apoio da Viarco.

Nesta atividade, com duração de três dias, pretende-se explorar questões sobre a relação entre o corpo disforme e as práticas artísticas.

Por outro lado, está patente no Arquipélago até 15 de março a exposição “Como Construir uma Ilha – Úterus Azorica”, com curadoria de Bernardo Rodrigues.

Esta exposição, organizada pelo LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil, apresenta obras dos artistas vencedores e menções honrosas do concurso de design “USE&ABUSE”, nomeadamente Caterina Plenzick & Katrin Krupka, Gonçalo Campos, Sam Baron e Sónia Soeiro, Ana Rita Campos, Filipa Silva e Sónia Domingos.

No dia 23 decorre a atividade do “Último Domingo do Mês”, inspirada nesta exposição.

O Serviço Educativo do Arquipélago tem disponíveis, por marcação, três atividades inspiradas nas obras apresentadas na exposição “Como Construir uma Ilha – Úterus Azorica, nomeadamente “Materiais Endógenos”, para crianças entre os 2 e os 6 anos, “Criatividade + Recursos Naturais”, para crianças entre os 6 e os 12 anos, e “Matéria em forma natural”, para maiores de 12 anos.

A 28 de fevereiro, a Biblioteca e o Centro Documental abrem as portas para a atividade “Imagens e Leituras”, disponível por marcação, para o 2.º e o 3.º Ciclo e para o Secundário.

Para além desta atividade, estão também disponíveis as atividades “História do mês – As cozinheiras de livros”, de Margarida Botelho, “O que faz um bibliotecário’” e “Oficina da Genealogia”.

As inscrições para estas e outras atividades devem ser feitas através do formulário disponível no sítio do Arquipélago na Internet, do email acacinfo@azores.gov.pt ou do telefone 296 470 130.

Encontra-se também disponível para consulta no sítio na Internet o caderno-agenda de atividades do Serviço Educativo para 2019/2020.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO