Avelino Meneses reafirma aposta do Governo dos Açores na educação

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O Secretário Regional da Educação e Cultura salientou, em Ponta Delgada, que a educação é, “naturalmente, uma prioridade” para o Governo dos Açores, referindo que o Plano para 2020, recentemente aprovado, regista “maior investimento”, comparativamente ao deste ano.

Avelino Meneses, que falava terça-feira na cerimónia de entrega de diplomas de mérito a alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, adiantou, por isso, que os agentes do sistema educativo regional podem “aguardar por uma melhoria geral de condições”, que incluem estudantes, docentes, funcionários e instalações.

Para o titular da pasta da Educação, essas “melhorias” incluem, concretamente, o apoio social aos alunos, através da concessão de transportes, alimentação, manuais e outro material, para que “todos estejam em pé de maior igualdade”, de modo a que “nenhum fique efetivamente para trás”.

As melhorias vão também acontecer na “valorização profissional dos docentes”, dada a recuperação do tempo de serviço, no recrutamento de funcionários, nomeadamente com a abertura recente de 247 vagas, bem como na construção e conservação de instalações, que “quase concluem” o programa regional de edificações escolares.

Por outro lado, Avelino Meneses referiu que a análise dos números “demonstra também a melhoria geral de resultados”, o que “prognostica o alcance das metas estabelecidas para 2025-26 no termo do programa ProSucesso”.

Nesse sentido, apontou que, no ensino regular, em 2013-14, antes da construção e da implementação do programa de promoção do sucesso escolar, a taxa de transição era de 81%, enquanto no ano letivo passado foi de 90% (+9%).

No mesmo período e condições, no ensino profissional a taxa de transição era de 79% e no ano letivo passado foi de 86% (+7%), e nos programas de recuperação de escolaridade, a taxa de transição era de 38% e foi de 68% no ano letivo passado (+30%), referiu o Secretário Regional.

“Estas são provas inequívocas do combate ao insucesso escolar”, frisou, acrescentando que, das “estratégias mais eficazes de combate à pobreza e de promoção da cidadania sobressai a escolarização dos povos”, que tem de principiar na “primeira infância e continuar na formação ao longo da vida”.

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