Avelino Meneses refere que mais recentes indicadores da educação apontam para “novo avanço”

0
12
DR

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, em Ponta Delgada, que a educação é “a principal alavanca do desenvolvimento”, salientando que, após quatro anos de implementação, o ProSucesso – Açores pela Educação, programa de promoção do sucesso escolar, regista “resultados positivos”.

Estes resultados apontam para a “superação com uma razoável antecipação” das metas estabelecidas para 2020/2021, adiantou o titular da pasta da Educação, que falava segunda-feira na apresentação do Plano Local de Desenvolvimento e Coesão Social dos Arrifes, cerimónia que contou também com a presença da Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso.

Avelino Meneses adiantou que os dados provisórios relativos ao ano letivo 2018/2019, recentemente concluído, registam um “novo avanço” comparativamente ao ano letivo anterior.

Nesse sentido, destacou, em primeiro lugar, o crescimento das taxas de pré-escolarização, nomeadamente, nos três anos, que subiu de 74 para 85%, e nos quatro anos, que passou de 96 para 97%, mantendo-se, nos cinco anos, nos 100% “há muito alcançados”.

“Estas são das taxas mais elevadas do país, que prognosticam uma melhoria do sucesso educativo”, frisou Avelino Meneses.

Além destes resultados, o Secretário Regional da Educação referiu também o aumento da taxa de transição em todos os ciclos do ensino básico, no 1.º ciclo de 93,3 para 93,5%, no 2.º ciclo de 92,6 para 93,4% e no 3.º ciclo de 87,5 para 88%.

Ao nível do ensino secundário, esta taxa cresceu de 78,4 para 80,1%, acrescentou.

Para estes resultados têm contribuído os projetos integrantes do ProSucesso, designadamente a PIC – Parceria de Intervenção Comunitária – Escola, Família, Comunidade, numa estratégia que envolve as secretarias regionais da Solidariedade Social e da Educação e Cultura, e que agora foi alargada ao concelho de Ponta Delgada, frisou Avelino Meneses.

Na sua intervenção, reafirmou o empenhamento do Governo dos Açores, através dos seus diferentes departamentos, no desenvolvimento do ProSucesso – Açores pela Educação, e da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO