Azores Trail Run com cartaz de luxo

0
15

É já no próximo dia 24 de maio que se vai realizar a primeira edição do Azores Trail Run. Uma iniciativa do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA) que decorrerá em pleno Parque Natural do Faial, eleito Destino Europeu de Excelência (EDEN) pela Comissão Europeia.

A escolha do dia 24 de maio não acontece por acaso, trata-se do   Dia Europeu dos Parques Naturais.

Desportivamente falando, serão efetuadas duas provas, o Trail dos 10 Vulcões e o Ultra Trail Faial Costa a Costa.

O programa desta prova é, no entanto, muito mais do que desportivo. Esta é uma prova que conta com mais de 200 inscritos, de entre eles alguns nomes de luxo, como Anna Frost e Carlos Sá, nomes sonantes desta modalidade. Para além disso estão ainda inscritos atletas de vários países, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Grécia, Noruega, Estados Unidos da América, Brasil, África do Sul e Nova Zelândia. Os atletas açorianos também marcam forte presença.

Tribuna das Ilhas esteve à conversa com Mário Leal, o grande impulsionador desta prova, que nos disse que “a ideia de promover algo deste género surgiu essencialmente devido ao meu gosto pela corrida e pela natureza e ao facto Faial ter condições naturais excepcionais para a prática do Trail Running, nomeadamente nos trilhos do parque natural.” 

Esta ideia já surgiu há alguns anos, todavia só este ano foi possível concretizar. Entretanto, já em 2011 e 2012, e um pouco de olhos postos no Trail Running se realizou a prova do Trilho dos 10 vulcões.

 

Leia a reportagem completa no Tribuna das Ilhas desta semana ou subscreva a nossa edição digital. Mais informações tribunadasilhas@gmail.com 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO