AzoresTrailRun® – Flores recebe a final daTaça de Portugal de Trail 2018

0
18
DR

DR

Sob a chancela do AzoresTrailRun® – ATR® vai decorrer em novembro o “Extreme West Atlantic Trai” na ilha das Flores.

Este é o primeiro evento organizado naquela ilha, apresenta uma extensão de 40kms e constitui a final da Taça de Portugal de Trail.

O Governo dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, entende esta prova como um produto de turismo de natureza ativo fundamental para o tecido económico da ilha.

A Ilha das Flores vai receber a 24 de novembro a primeira prova de trail run. O evento foi apresentado durante o 1.º Encontro Turismo Flores e Corvo, que terminou sábado passado, em Santa Cruz das Flores.

O Extreme West Atlantic Trail apresenta-se como o quarto evento da marca AzoresTrailRun®, resulta de uma parceria com o Governo dos Açores e será ainda a prova final do calendário da Taça de Portugal de Trail 2018, competição organizada pela Associação de Trail Running de Portugal

O Governo dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, vê esta prova, como um importante produto de turismo de natureza ativo.

Segundo Gabinete de Apoio à Comunicação Social, a iniciativa tendo em conta a sua dimensão e ao facto de se realizar fora da época alta, “assume uma grande importância no tecido económico da ilha, sendo mais um exemplo que se enquadra na estratégia do Executivo açoriano de turismo de natureza ativo, enquanto evento relevante na captação de fluxos turísticos e na promoção da notoriedade do Destino Açores”, avança.

Com um percurso de cerca de 40 quilómetros de extensão, o Extreme West Atlantic Trail segue o percurso já delimitado da Grande Rota das Flores e limitado a 100 inscritos.

Nos Açores, o trail running foi implementado em 2012, com o Trail dos 10 Vulcões, promovido pelo Parque que Natural do Faial, no âmbito dos 40 anos da Caldeira do Faial.

O sucesso do evento levou à sua repetição e, em 2014, dá-se então a sua oficialização sob a marca AzoresTrailRun®, com o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul como organizador do evento.

Desde então, o AzoresTrailRun® tem promovido várias provas que são já reconhecidas mundialmente. Para além do Azores Trail Run que decorre em maio no Faial, a marca organiza também o Azores Triangle Adventure, que decorre em outubro nas ilhas do Pico, São Jorge e Faial e é ainda responsável pela organização do Columbus Trail que decorre em fevereiro na ilha de Santa Maria.

De salientar ainda que este ano a segunda edição da Grande Rota dos Baleeiros com 125 kms, que se realiza no próximo mês de maio, no âmbito do evento Azores Trail Run® foi integrada no circuito mundial da modalidade, constando na lista das cinco corridas selecionadas na categoria de “Discovery Race” do circuito mundial de ‘ultra-trail’.

O trail run apresenta-se, atualmente, como uma das modalidades mais expressivas do desporto de natureza realizado no arquipélago, que continua a despertar o interesse de muitos atletas de todo mundo, indo desta forma ao encontro das aspirações da Região para o setor do Turismo, que passam pela exploração sustentável da natureza intacta dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO