Baía da Horta é das Mais Belas Baías do Mundo

0
7

 

A Baía da Horta participou pela primeira vez na Assembleia-Geral do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, na cidade de Bodrum, na Turquia onde recebeu o galardão de Mais Bela Baía do Mundo.

No regresso a casa João Castro, presidente da autarquia faialense, apresentou o galardão e apelou a que, no âmbito deste reconhecimento, se comece a pensar a baía da Horta com outros olhos, quiçá, com a formação de uma Associação de Amigos da Baía, uma Casa da Baía ou mesmo um Centro Interpretativo.

A ideia foi apresentada quarta-feira nos Paços do Concelho, naquele que foi o arranque de um trabalho de promoção da baía “enquanto conceito agregador, de qualidade e símbolo de desenvolvimento sustentável”.

Recorde-se que na Assembleia-Geral do Clube, que decorreu na Turquia, foram apresentadas as novas baías admitidas no sétimo congresso do clube, realizado no ano passado, no Senegal, nomeadamente a Horta (Portugal), Roses (França), Fort de France (Martinica) e La Baule Bay (França). A Assembleia-geral determinou, ainda, que a Presidente da Câmara de setúbal, Maria das Dores Meira, assumisse as funções de Vice-Presidente do Clube, o que, de acordo com os estatutos, determina que esta venha a assumir a presidência dentro de 3 anos.

Paralelamente decorreu o congresso “The Bays: Territories and Excellence” com apresentações sobre o trabalho desenvolvido por algumas baías do clube, entre as quais, a análise da experiência com protecção de cetáceos, na Baía de Setúbal, que apadrinha a entrada da baía da Horta no seio do Clube e que foi consagrada na ilha de Patmos.

 

Promoção internacional da baía da Horta

A promoção da Horta enquanto Uma das Mais Belas Baías do Mundo e membro da rede internacional de baías é um dos objectivos comunicacionais em que a Câmara Municipal da Horta está apostada.

O anúncio foi realizado por João Castro, presidente da autarquia, na abertura dos trabalhos do 8.º Congresso do Clube das Mais Belas Baías do Mundo e na Horta.

O Presidente do Município da Horta salientou a importância do trabalho que tem sido desenvolvido nos Açores por diversas entidades, na área da promoção turística e do desenvolvimento sustentável, nomeadamente com a classificação dos Açores enquanto Destino Eden e destaque da National Geographic Traveller, que coloca os Açores como um dos 10 melhores destinos turísticos.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO