Baleia de Barbas arroja ao Porto da Feteira

0
27

A Baleia de Barbas, que deu à costa na passada semana no porto da Feteira foi levada para o aterro sanitário do Faial para ser enterrada.

 No passado dia 29 de dezembro, arrojou junto ao porto da Feteira uma pequena baleia de barbas, da família Balaenopteridae, com cerca de 7 metros.

A carcaça do mamífero foi levada para o aterro sanitário do Faial, para ser enterrada, revelou ao Tribuna das Ilhas fonte da direção regional dos Assuntos do Mar (DRAM). De acordo com o diretor Regional, “os trabalhos de remoção e transporte foram operacionalizados pelo Parque Natural da Ilha do Faial, com a colaboração da Junta de Freguesia da Feteira”.

Filipe Porteiro revelou que “devido ao elevado estado de decomposição, não foi possível efetuar qualquer recolha de amostras bem como a identificação da espécie”.

O diretor regional adiantou ainda que este “arrojamento foi registado pela Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores (RACA), que durante o ano de 2015 contabilizou 23 arrojamentos destes mamíferos marinhos, em todas as ilhas do Arquipélago”.

“Entre 2012 e 2015 o número de cetáceos arrojados registados pela RACA variou entre 15, em 2013 e 28 em 2014, sendo que em média dão à costa cerca de 22 animais no Arquipélago”, divulgou Filipe Porteiro.

A RACA é gerida pela Direção Regional dos Assuntos do Mar e foi criada pela Resolução do Conselho do Governo n.º 72/2006 de 29 de Junho de 2006.

O seu objetivo é minimizar as possíveis ameaças dos arrojamentos de mamíferos com vista à segurança e saúde humanas, minimizar a dor e o sofrimento de animais arrojados vivos, assim como obter o máximo de benefícios científicos e educacionais de animais arrojados vivos ou mortos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!