Bandeira Azul – Marina da Horta, Varadouro, Castelo Branco e Porto Pim vão receber o galardão

0
17
DR

DR

Já foi divulgada a lista das zonas balneares e Marinhas que vão receber a Bandeira Azul em 2018.
No Faial este galardão foi atribuído à Marina da Horta, às piscinas do Varadouro e de Castelo Branco e à Praia de Porto Pim.

A Bandeira Azul vai ser hasteada este ano na Marina da Horta, nas piscinas de Castelo Branco e Varadouro e na Praia de Porto Pim, anunciou na passada semana o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa.
A atribuição da Bandeira Azul tem em conta critérios como a “informação e educação ambiental”, “qualidade da água”, “gestão ambiental e equipamentos” e “segurança e serviços”.
A Campanha Bandeira Azul iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.
Esta é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta com o apoio da Comissão Europeia e tem como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro assim como incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.
Atualmente, designado por Programa Bandeira Azul, em Portugal, é da competência da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Nos Açores a coordenação é competência das Secretarias do Ambiente e do Mar.
O Programa apresenta as vertentes de zonas balneares, marinas e portos de recreio, e embarcações de recreio, certifica a qualidade ambiental e distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre e é atribuída anualmente às zonas balneares e marinas que cumpram um conjunto critérios nas áreas de educação ambiental e informação, gestão e segurança, qualidade da água e meio costeiro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO