BE exige apoio aos pais para garantir salário completo e pagamento de creches e jardins de infância

0
18
DR

Perante a decisão de encerramento generalizado das escolas em São Miguel, mesmo que nestas não haja casos de COVID-19, o Bloco de Esquerda exige que o governo regional implemente imediatamente um apoio que garanta a totalidade do salário aos pais que terão de faltar ao trabalho para apoiar os filhos e que o pagamento da mensalidade das creches e jardins de infância seja integralmente assumido pelo Governo Regional.

É inaceitável que o governo determine mais um encerramento generalizado dos estabelecimentos de ensino – contradizendo aquilo que a Autoridade de Saúde vinha a defender – sem criar este apoio, o que constitui uma inaceitável penalização das famílias em altura de crise.

Por outro lado, é revelador de uma enorme desorientação que o governo tenha determinado a testagem da comunidade escolar de Rabo de Peixe e Vila Franca do Campo, sujeitando milhares de crianças – incluindo do pré-escolar – a um teste invasivo para logo a seguir encerrar todos os estabelecimentos de ensino.

Estas decisões do Governo revelam desnorte na gestão da pandemia, desnorte este que se vem a agravar nos últimos tempos.

Perante estas decisões, o Bloco de Esquerda irá chamar à Comissão de Assuntos Sociais o Secretário Regional da Saúde e Desporto e a Secretária Regional da Educação com urgência à Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais, para prestar todos os esclarecimentos necessários.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO