BE quer acabar com a “vergonha do abate de animais saudáveis” e impedir incineradora de S. Miguel

0
28
DR/BE
DR/BE

Alexandra Manes reafirmou hoje a intenção do Bloco de Esquerda em acabar com o abate de animais saudáveis nos Açores, impedir a construção da central de incineração de São Miguel e exigir uma efetiva descontaminação dos solos da Praia da Vitória e a responsabilização dos Estados Unidos da América por esta atentado à saúde e ao ambiente.

No debate do programa de governo sobre a área do Ambiente e das Alterações Climáticas, a deputada do Bloco lembrou que, em Portugal, o abate de animais saudáveis como forma de controlo populacional já só acontece nos Açores, e afirmou que é preciso acabar com esta “vergonha”.

Sobre o complexo problema da contaminação na Praia da Vitória, Alexandra Manes salienta que é necessário exigir que os Estados Unidos da América sejam responsabilizados pelas consequências para a saúde e para o ambiente provocadas pela contaminação de solos pela utilização da Base das Lajes, e que as relações diplomáticas entre Portugal e os EUA não podem continuar a ficar à frente da saúde dos terceirenses.

“No que diz respeito à prevenção e gestão de resíduos, Alexandra Manes, atendendo a que continuamos muito longe de atingir as metas de reciclagem, é urgente atuar com rapidez para impedir a construção da central de incineração na ilha de São Miguel. O exemplo da incineradora da Terceira, mostra que esta é uma opção errada que terá custos ambientais e económicos a longo prazo”, disse a deputada do Bloco de Esquerda.

À pergunta sobre se o Governo Regional estaria disponível para impedir a construção da incineradora de São Miguel, o secretário regional do Ambiente procurou desresponsabilizar o governo, atirando a decisão exclusivamente para os municípios.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO