BE quer creche e ATL na zona oeste da ilha Terceira

0
6
DR

O Bloco de Esquerda defende a criação de uma rede de creche e ATL na zona oeste da ilha Terceira – entre as freguesias de São Bartolomeu e Altares – como forma de combater o despovoamento destas freguesias e evitar que se transformem em freguesias-dormitório. A proposta foi apresentada hoje pelo deputado Paulo Mendes numa reunião com encarregados de educação da escola das Cinco Ribeiras, que recentemente subscreveram uma petição contra o encerramento da escola.

O deputado do Bloco de Esquerda critica o Governo Regional por ter optado pela construção de uma mega-escola na freguesia de Santa Bárbara e acusa o executivo de estar, agora, a esvaziar as freguesias mais próximas para poder alimentar esta escola sobredimensionada.

Paulo Mendes salienta que é importante haver uma oferta de creche e ATL de forma descentralizada, como forma de criar maior dinâmica, e dar mais vida às freguesias, para não as tornar apenas “no lugar onde as pessoas vão dormir”.

Esta proposta do BE surge no seguimento de uma petição – já debatida no parlamento – contra o encerramento da escola das Cinco Ribeiras, em que os peticionários afirmavam que a redução de alunos da escola se devia ao facto de não haver uma resposta social após o horário escolar, o que obrigou muitas crianças a mudar de escola.

“Não está, pois, garantida a coesão social, prevalecendo desigualdades no acesso às respostas sociais para quem habita nessa zona geográfica da ilha Terceira”, lê-se na proposta que será entregue no parlamento.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO