Museu do Pico apresenta mostra expositiva de um feto de cachalote

0
19
DR

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, apresenta ao público na terça-feira, dia 23 de julho, pelas 21h30, no Museu da Indústria Baleeira, em S. Roque do Pico, uma mostra expositiva de um feto de cachalote com 7 cm.

O exemplar em exposição reveste-se de uma singularidade e raridade únicas, que se prendem, sobretudo, com a sua pequena dimensão, tendo em conta que um cachalote, à nascença, já possui um tamanho médio de 3 a 4 metros. Considera-se que este é, provavelmente, o feto mais pequeno do mundo, conservado.

Neste pequeno feto de cachalote é possível identificar o maxilar inferior, a cauda, na posição correta, a cabeça, ligeiramente descaída, na posição fetal, algumas estruturas ósseas, as barbatanas e o corpo fusiforme.

A sessão de apresentação contará com comunicações a cargo do proprietário, Jaime Tavares de Melo, da bióloga Cristiana Antunes e do skipper de whale whatching João Quaresma, terminando com o visionamento de um vídeo sobre o cachalote.

Esta mostra expositiva ficará patente ao público no Museu da Indústria Baleeira, em S. Roque do Pico, até 31 de outubro, podendo ser visitada no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30 e, a partir de 1 de outubro, de terça-feira a domingo, das 09h30 às 17h00).

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço:www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO