BE realizou ação de plantação de árvores endémicas no Faial em cumprimento de compromisso eleitoral

0
35
blank

Os candidatos e as candidatas do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Horta nas eleições legislativas, juntamente com um conjunto de voluntários realizaram este fim-de-semana uma iniciativa de sensibilização para a conservação da natureza e para a defesa do ambiente, com a plantação de 130 árvores endémicas nos Charcos de Pedro Miguel.

A iniciativa foi realizada no seguimento de um compromisso eleitoral de plantar uma árvore endémica por cada voto no Bloco de Esquerda para a presidência da autarquia da Horta. Em breve será organizada uma segunda iniciativa para completar o compromisso.

“Para além do gesto e da utilidade da ação, que contribui para a reflorestação da zona envolvente dos charcos, o gesto tem sobretudo uma carga simbólica a vários níveis. Por um lado, é o cumprimento da palavra dada em tempo de campanha autárquica, em que nos comprometemos a plantar uma planta por cada voto no Bloco de Esquerda”, explicou Aurora Ribeiro, que foi a primeira candidata do Bloco à autarquia da Horta.

“Por outro, é também uma forma simbólica de destacar a prioridade que o Bloco de Esquerda dá às questões ambientais. A conservação da natureza, a preservação dos habitats e dos ecossistemas endémicos e a gestão de recursos terrestres e marítimos são questões essenciais às gerações presentes e futuras e pelas quais trabalhamos todos os dias”, acrescentou.

A plantação foi autorizada pelos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas da Ilha do Faial e contou com a orientação de dois vigilantes da natureza.