Plenário da ALRAA recebe X edição da Assembleia de Crianças da CPCJ da Horta

0
27
blank
DR-GPS/Açores

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) recebe dia 23 de
fevereiro, pelas 9h30, na sala do Plenário, a X edição da Assembleia de Crianças da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Horta, que este ano conta com meia centena de alunos para debaterem o tema “10 anos a contar contigo. Mudam-se os tempos, mantêm-se os perigos”.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, vai
presidir à abertura desta Assembleia de Crianças, que será transmitida através do Plenário
online e contará com a participação do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, dos Secretários Regionais da Educação e da Juventude, Emprego e Qualificação Profissional, bem como do Presidente da Câmara Municipal da Horta.

Depois da abertura inicial, o Presidente Luís Garcia entregará o lugar de condução dos trabalhos ao ex-aluno da Escola Secundária Manuel de Arriaga, Afonso Santimano, que assumirá a Presidência da Assembleia de Crianças, para a qual tinha sido eleito em 2020, aquando do cancelamento da última edição, por causa da pandemia.

Os alunos João Mendonça e André Silveira serão os vice-Presidentes desta X Assembleia de
Crianças, que contará com intervenções iniciais das altas entidades presentes, seguindo-se a apresentação de trabalhos dos alunos do 6.o ao 12.o anos de escolaridade das Escolas do Faial. Este ano a Assembleia de Crianças da CPCJ da Horta conta ainda, e pela primeira vez, com a participação de alunos da Escola Cardeal Costa Nunes, do Pico.

Já na segunda parte da manhã, os alunos terão ainda a oportunidade para colocar perguntas às entidades e autoridades presentes na sessão plenária, entre as quais se incluem deputados, autarcas, representantes do Ministério Público, das forças de segurança e do Comissariado para a Infância e Juventude dos Açores.

Do programa da sessão consta ainda a apresentação das conclusões da sessão pela professora da Escola Secundária Manuel de Arriaga, Lívia Silveira, seguindo-se um período de breves considerações pela Presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, Carmen Ventura. O encerramento será feito pela Presidente da CPCJ da Horta, Glória Neves.

A Assembleia de Crianças, criada em 2006, é uma iniciativa da Comissão de Proteção de
Crianças e Jovens da Horta, enquadrada na Semana dos Direitos da Criança, com o objetivo de alertar as crianças e os jovens açorianos para os seus direitos e deveres, em prol de uma sociedade mais responsável, justa e equitativa.

O evento, que conta já com dez edições, realiza-se na Sala do Plenário da Assembleia
Legislativa da Região Autónoma dos Açores desde 2016, com interrupção apenas nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia.